Os Tribos Urbanas
Por: Nathália Viana • 30/8/2018 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
VISÃO GERAL
O conceito gótico, de modo geral, habita dois modos de visão ou dois universos que se conectam: o do historiador da arte e o do teórico da literatura.
O termo gótico, para o historiador da arte e da arquitetura, identifica o conjunto de manifestações artísticas produzidas na Europa ocidental no período da baixa Idade Média.
Já para o teórico da literatura, o termo está exatamente vinculado a uma nova modalidade de poesia e prosa de ficção que surge a partir da segunda metade do século XVIII.
LITERATURA
Na literatura, teve o início no campo da poesia, com as paisagens assombradas de Ossian, as visões caóticas de William Blake e o sinistro demonismo de Coleridge. Porém, é a partir do romance O castelo de Otranto, de Horace Walpole (1764), que o termo gótico é relembrado, na medida em que essa obra trazia o subtítulo Um romance gótico.
Essas obras eram geralmente recheadas por superstições populares, por uma atmosfera de mistério, pavor, cheia de eventos sinistros e sobrenaturais ocorridos em castelos e casas antigas, ou seja, surge o modelo daquilo que convencionalmente chamamos de ficção gótica.
CINEMA
Conforme sabemos, a linguagem cinematográfica vai se constituindo a partir de suas relações com as outras artes. Em respeito a literatura, esta se notou como uma grande fonte de enredos para as narrativas fílmicas.
Sobre os filmes de horror de estética gótica, são quem vai dar vida e fama às figuras de Frankenstein, do lobisomem, da múmia, além do próprio conde Drácula, e também resgatar histórias do folclore medieval, como a lenda do Golem e de Fausto.
O aspecto de dificuldade em reproduzir a atmosfera de sonho, pavor e medo que estavam presentes nas narrativas, acabou por causar evoluções técnicas na fotografia, na montagem e na sonoplastia dos filmes.
MÚSICA
Em determinado período, ainda classificado como pós-punk, se tinha certa indefinição musical por conta das diversas influências agregadas pelas bandas que surgiam. Outros ascendentes o Punk partiam para uma sonoridade mais experimental e foram classificadas como New Wave. Mas na Inglaterra, com este mesmo contexto, surge o New-Romantic e o No Wave. De 1979 a 1983, algumas bandas pós-punk seriam chamadas de góticas, mas outras não. Posteriormente, bandas de outros estilos musicais também seriam chamadas de góticas.
New-Romantic: consistia em uma versão mais suave e comercial da New Wave americana. Possuía influências de Soul, Funk, Disco e Punk. As maiores expressões do movimento eram Depeche Mode, David Bowie e Duran Duran, que contava ainda com o surgimento da MTV americana, que teve grande participação na divulgação dos clipes das bandas.
No Wave: aplicava temas niilistas, timbres graves de guitarras e linhas de baixo, além do uso da microfonia e outros sons que interferissem na construção comum da música.
Deve-se acrescentar também sobre Gothic Rock ou Rock Gótico que emergiu do pós-punk no final da década de 1970. Possuía a atmosfera sombria, melancólica e artística do rock. As primeiras bandas pós-punk que adotaram uma atmosfera sombria e tons góticos incluem Siouxsie and the Banshees, Joy Division, Bauhaus e
...