PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL
Por: Erijane Gislayne • 19/1/2023 • Resenha • 503 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1]
Aluno(a): Erijane Gislayne de Oliveira. Curso: Técnico em Segurança do Trabalho. Turno: Vespertino, 4º período.
Esta é uma resenha do artigo intitulado “PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL: CONTEXTOS, INFLUÊNCIAS
E INTERESSES”. Este artigo é de autoria de: Vinicius Batista da Silva. O artigo aqui resenhado foi publicado no periódico REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, v. 9, n. 1, 18 dez. 2021.
Este artigo propõe uma reflexão crítica acerca das questões que envolvem o neoliberalismo ambiental no Brasil. Busca problematizar as influências e as disputas que travam o avanço de pautas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. Elenca os contextos de influência que demarcaram as políticas de preservação e proteção ambiental no Brasil e no mundo.
O maior problema no Brasil, não é necessariamente a vulnerabilidade politica ambiental. Ao longo da história, o Brasil criou uma legislação ambiental forte e firmou acordos internacionais de preservação ambiental e redução de poluentes. O número de surtos em 2020 superou todos os indicadores registrados pela série história, causando danos imensuráveis à biodiversidade e ao equilíbrio de Meio Ambiente.
Este artigo se fundamenta teoricamente em perspectivas pós-estruturais e ciclos de políticas de Stephen Ball, Richard Bowe e Anne Gold, diferentes países têm sido usados como referência para analisar trajetórias política social. Esses contextos estão relacionados e entendidos como disputas em que vários grupos de interesse atuam sob a influência de uma rede local, global e transnacional. Nesta abordagem, a política é vista como textual e como um discurso. A política como texto — com base nas formas complexas que expressa codificação.
A política como discurso – se processa como disputas por poder e pelo controle sobre outros discursos ou sobre as possíveis interpretações. A escolha de uma perspectiva pós-estrutural como base de sustentação para este trabalho possibilita a compreensão sobre as relações de dominação existentes na sociedade transcendem economica. Segundo Ball e colaboradores, é no contexto da produção textual que os textos políticos surgem e emergem como textos legais, produzidos como resultado de disputas de controle. Por sua vez, o contexto da prática pode ser entendimento como o campo de batalha onde a interpretação textual e a tradução ocorrem ao contexto do leitor.
Sobre essa questão, Moreno destacou que vivemos em uma época em que a mudança climática é apresentada como a maior e mais urgente ameaça do nosso tempo. No entanto, surpreendentemente essa ameaça é vista quase exclusivamente como um problema de excesso de emissões de CO2 na atmosfera.
Outro aspecto importante a destacar é o comércio de carbono incentivar a expansão de monoculturas de rápido crescimento, como o eucalipto, além de retirar grandes quantidades de água do solo, impossibilita o reflorestamento adequado com a vegetação nativa que é fundamental para a recuperação biodiversidade.
Sob a influência do neoliberalismo, o discurso ambientalista torna-se uma estratégia do mercado livre à mercantilização de ações e projetos de conservação de Meio Ambiente. Nesse sentido, o movimento ambientalista e os temas ecológicos começaram a ser interese de grandes organizações financeiras locais e internacionais.
...