TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA

Por:   •  14/10/2015  •  Abstract  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

JULIANA FAVERO

PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA

[pic 4]

Cachoeiro de Itapemirim

2015

JULIANA FAVERO

PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA

Cachoeiro de Itapemirim

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

PROCESSO MIGRATÓRIO        

DINÂMICA MIGRATÓRIA        

MIGRAÇÃO, RENDA E SALÁRIO        

DESAFIOS DA POLÍTICA MIGRATÓRIA        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        


INTRODUÇÃO

O senso comum compreende que migração corresponde ao movimento de população sobre o espaço. O processo de migração é um dos mais antigos processos de movimentação populacional registrado. Desde civilizações antigas a migrações regionais no Brasil, todas elas se caracterizam pela busca de melhor qualidade de vida e melhores rendas.

Diversos estudos envolvendo a dinâmica de movimentação da população sugerem que este deslocamento ocorreria por alterações que seriam a alavanca que impulsionaria a população ao movimento. Nem sempre a ideia de migração esteve ligada a dinâmica articulada da sociedade, isto é, inicialmente a ênfase da migração recaía sobre o local de origem ou de residência da população e suas causas e consequentes alterações.

Analisando a situação brasileira, atualmente a migração está fortemente ligada ao fenômeno da globalização. A oferta de possíveis melhores condições faz com que muitos se desloquem de suas origens em busca de melhores rendas, favorecida pela globalização.

Outro aspecto influenciador na dinâmica das migrações é a oferta de oportunidades educacionais, fazendo com que muitos também se desloquem em função de melhoria e possibilidade de melhores salários.

O objetivo deste é trabalho é analisar o processo migratório e seus principais fatores influenciadores, tais como a globalização, as ofertas educacionais e econômicas.  O papel do Estado frente à essa dinâmica também será discutido neste trabalho como ponto de partida para entender o fluxo das dinâmicas migratórias.

PROCESSO MIGRATÓRIO

Historicamente, pode-se observar que os navegantes europeus foram responsáveis por  um dos maiores processos de migração em massa de que se tem notícia na história da humanidade. Esse processo consistiu no deslocamento de grande número de escravos: primeiro, para a própria Europa, por volta do ano 1442; posteriormente, para as Índias Ocidentais e o Novo Continente, em meados do século XVI (CANO, 1997).

No Brasil, o padrão de colonização e desenvolvimento econômico acabou por gerar três movimentos migratórios distintos: o primeiro se constituiu pelos primeiros portugueses colonizadores e escravos, como assim o foi na Europa. Num segundo momento, ocorreu a migração de estrangeiros  tais como italianos, japoneses e alemães e, num terceiro momento, de brasileiros, que se encontrava em áreas prósperas no passado, mas que identificava em São Paulo e no Rio de Janeiro, com o novo processo de acumulação, a oportunidade de emprego e renda (LANGONI, 1973).

         No caso brasileiro, a formação e a ocupação do espaço territorial tiveram como característica a falta de continuidade, tanto temporal quanto geográfica. Esse processo fundamentou-se, durante o período colonial, na exploração de recursos naturais voltada para exportação. Assim, o desenvolvimento regional dependia quase que exclusivamente da existência de recursos naturais e de um mercado internacional interessado em tais recursos. Isso trouxe como implicação dois fatores determinantes para a configuração econômica do país: a inexistência de uma dinâmica econômica orientada para o mercado interno e, associado a isso, a falta de integração entre as suas diversas regiões.

Na segunda metade do século XIX e em todo o século XX, o desenvolvimento de uma infra-estrutura básica acabou por fomentar o processo de transição de uma economia primário-exportadora para uma economia industrial, voltada para o mercado interno. Contudo houve promoveu uma forte concentração econômica nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Tal concentração econômica, como não poderia deixar de ser, motivou o movimento de trabalhadores do campo para as cidades. Atualmente, o perfil mundial neste século é a tendência à migração para países em que a economia está mais estável, enquanto que no Brasil, o movimento migratório está direcionado para os grandes centros urbanos, sobretudo o deslocamento das regiões Norte e Nordeste para a região Sudeste.

DINÂMICA MIGRATÓRIA

O desenvolvimento na tecnologia e comunicação assumiu um papel importante na sociedade, trazendo novos rumos da economia e a cultura. Esta tecnologia causa impactos, estimula, muda a sociedade. O homem tem que estar sempre aprendendo, aperfeiçoando e a tecnologia é uma alternativa de aperfeiçoamento e busca de conhecimentos.

Na realidade, o impacto da globalização se faz sentir concomitantemente em termos políticos, culturais, sociais, ambientais e mesmo demográficos. Todas essas diferentes dimensões da atual fase da globalização passam por transformações aceleradas, devido à redução dos custos de transporte, informação e comunicação. Nessa dinâmica frenética, as diferentes dimensões evolucionam com matizes, ritmos e características próprias, levando muitas vezes a tensões entre elas.

As redes sociais têm se mostrado cada vez mais eficiente para o sucesso do processo tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser humano de modo que não conseguimos nos desligar dela. Pois hoje a tecnologia é uma forma mais avançada e rápida de informações e notícias mundial e cada vez mais apresenta evolução e se moderniza com mais recursos e dispositivos inovadores para o seu acesso.

Assim sendo, desencadeamos reflexões sobre as interferências da tecnologia no desenvolvimento da sociedade buscando possibilidades de socialização de seus resultados, sejam eles positivos ou negativos. Com a visão de que o desenvolvimento tecnológico leva-nos diretamente ao desenvolvimento social. Vivemos no século em plena globalização e tecnologia por isso que hoje estamos sendo beneficiados com essa evolução na educação á distancia. A Inglaterra foi o primeiro país a instituir a universidade aberta e hoje muitos estão sendo beneficiados, principalmente os migrantes, que ao irem para lugares desconhecidos ainda possuem oportunidades de se especializarem educacionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com