PROJETO INTEGRADO REGIONAL
Trabalho Universitário: PROJETO INTEGRADO REGIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilo92 • 19/11/2014 • 1.032 Palavras (5 Páginas) • 364 Visualizações
Serão realizados estudos e pesquisas baseados na empiria e em métodos dialéticos, fundamentados nos pressupostos marxistas e sua crítica econômica e política, a fim de levantar hipóteses sobre como o cenário europeu, precisamente a União Europeia, reagiria perante uma possível postura isolacionista de um país de grande importância no cenário internacional; a Espanha.
Também será realizado um levantamento bibliográfico a respeito do tema, e serão obtidos dados estatísticos a nível Mundial para embasamento e mensuração quantitativa e qualitativa da problemática. Por ser um tema presente, serão utilizados também artigos e informes midiáticos para obtenção de dados e informações.
O instrumento de pesquisa utilizado será o estudo de caso, abrangendo a crise europeia com foco na Espanha e em como, através de manifestações e movimentos separatistas, sua postura no que diz respeito a política externa pode ser afetado e como isso repercutiria no bloco europeu afetando ou não a cooperação entre os Estados.
.
3 Objetivos
3.1 Objetivo geral:
Através de uma pesquisa abrangente iremos analisar a crise europeia com foco na Espanha e em como o seu modelo de política externa pode ser afetado com as inquietações e manifestações de grupos revolucionários
3.2 Objetivos específicos:
Indagar e levantar hipóteses sobre como se comportaria a união europeia em um eventual isolacionismo ou protecionismo exagerado deste importante país membro, a Espanha, e se este fato seria preponderante para afetar o sistema de cooperação e interação estabelecido pelo bloco.
a) Verificar se a crise econômica afeta diretamente a política externa Espanhola
b) Propor a discussão a cerca da possibilidade de revoluções e movimentos separatistas alterar a postura política internacional do Estado.
c) Indagar se em uma eventual prática isolacionista a interação cooperativa entre a união europeia, não apenas como estado espanhol, mas como um todo, seria comprometida.
4 Justificativa
O tema é de extrema importância no contexto das relações internacionais no âmbito contemporâneo, pois abrange a crise econômica de 2008, estabelecida no continente desde então. O foco principal deste trabalho estaria voltado para a quarta economia do bloco econômico europeu, a Espanha em seus aspectos econômicos, políticos e sociais, visando instaurar um debate a cerca da possibilidade desta crise provocar uma alteração na postura internacional do país, adotando uma postura protecionista e se esta alteração comprometeria a cooperação internacional estabelecida na União Europeia.
A pesquisa se torna interessante devido a sua contemporaneidade factual, que nos direciona a criar uma visão analítica do cenário econômico-político global, ressaltando as particularidades e características deste importante membro europeu e como a sua crise tem influenciado sócio politicamente a estrutura do Estado. Buscamos identificar como os grupos separatistas e os partidos de oposição, sendo os partidos de direita e partidos conservadores, assim como em muitos outros países da União Europeia, ganharam força e um novo fôlego. E analisarmos o porquê dessas mudanças políticas e qual o envolvimento desses fatos junto à crise, tudo isso a fim de elaborarmos um material que não apenas responda nossas perguntas, mas que também sirva de referência para futuros pesquisadores do gênero.
Nossa abordagem propõe a ênfase no sistema político espanhol e as consequências causadas pela crise dentro do país, sendo essas consequências não só políticas, mas econômicas e sociais, como as profundas diferenças regionais expostas a partir das manifestações separatistas ocorridas recentemente na Catalunha. Essa crise separatista traz a tona uma reflexão de como a crise pode influenciar na estrutura política e social espanhola que se encontra em andamento e sem um desfecho concreto.
...