Parnasianismo
Resenha: Parnasianismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ghdtg • 25/6/2013 • Resenha • 363 Palavras (2 Páginas) • 633 Visualizações
O Parnasianismo
Surgiu na França, com a publicação em 1866 da revista Parnasse Contemporain, que se propunha valorizar a componente estética da poesia (o chamado ideal de arte pela arte) e reagir contra o sentimentalismo da poesia romântica e cujos principais representantes foram: Théophile Gautier, Leconte de Lisle e Théodore Banville.
O Parnasianismo chegou ao Brasil em meados de 1870, influenciado diretamente por publicações parnasianas difundidas em Portugal durante a Questão Coimbrã(importante polêmica literária portuguesa) , por volta de 1860. Seu nome é derivado de Parnaso, nome de um monte na Grécia onde, segundo a mitologia, vivem as musas e o deus Apolo, sendo, portanto um lugar de inspiração poética.
Apesar de ter seu início na mesma época que o Realismo e o Naturalismo, sendo produto da mesma época histórica destes movimentos, o Parnasianismo no Brasil é comumente considerado posterior a estes. Em 1870, houve um início de difusão das ideias parnasianas através da Batalha do Parnaso, um embate literário ocorrido através do Diário do Rio de Janeiro que trazia publicações de defesas e ataques de românticos, realistas e parnasianos, cada qual defendendo seu ponto de vista, sendo que realistas e parnasianos eram contrários aos românticos.
O Parnasianismo veio fazendo oposição direta ao Romantismo, desprezando a simplicidade de temáticas e linguagens românticas e também desprezando os exageros sentimentais românticos. Com desejo de restaurar uma poesia clássica, voltando-se para si próprio, para sua arte, de forma a alcançar a beleza e perfeição.
Sendo um movimento onde a poesia predominava, o Parnasianismo defendia o emprego de versos perfeitos e harmônicos. O soneto era a forma mais comum e a linguagem das poesias era objetiva e elevada. Como é um movimento de oposição ao Romantismo, o conteúdo destas poesias saiu do campo de idealizações e subjetivismos para dar lugar ao racionalismo e ao universalismo.
Na contramão do Realismo e do Naturalismo, a poesia parnasiana ainda tinha um distanciamento do retrato da realidade que estes movimentos traziam. Os parnasianos não se preocupavam com denúncia de elementos sociais e políticos e não tinham qualquer apelo à moral. Além desse distanciamento da realidade, a poesia parnasiana, com seu apego ao clássico, trazia à tona elementos da mitologia grega e latina
...