TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação de 1L de uma solução teoricamente 0,1 mol de NaOH

Por:   •  7/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Preparação de 1L de uma solução teoricamente 0,1 mol de NaOH

  1. Introdução:

Uma solução define-se como qualquer mistura homogênea, a qual possui soluto e solvente. Para o aprimoramento do conhecimento de solução devem-se conhecer algumas características, como suas concentrações, molaridade, etc.

- A concentração em quantidade de matéria ou molaridade(M): É a relação entre a quantidade de matéria do soluto medido em mol (n1) e o volume da solução em litros (v).

M= n1/v

- Concentração comum (C): É a relação entre massa do soluto(g) e o volume da solução(l).

C = m/v

- Diluição: Diluir uma solução consiste em adicionar a ela uma porção de solvente puro. Quando não há alteração do número de mols entre as substâncias da diluição, utiliza-se a seguinte fórmula.

M1. V1 = M2. V2

Onde M1 é a molaridade da solução inicial e V1 é o volume da solução inicial, já M2 e V2 é a molaridade final e o volume final respectivamente.

O hidróxido de sódio (NaOH) também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos, etc.

Para efetuação com êxito desta experiência foi necessário a compreensão dos conceitos descritos acima.

1.1 Objetivo:

O objetivo do experimento era utilizar técnicas apropriadas para realizar com êxito o preparo da solução desejada.

  1. Metodologia

Foi feito o cálculo para a determinação da massa de NaOH necessário para o preparo da solução. Posteriormente de o cálculo ter sido feito, constatou que a massa a ser pesada seria 4g, portanto foi pesado 4g de hidróxido de sódio com ajuda de uma espátula em um béquer na balança analítica. Depois foi botado água destilada, aproximadamente 50ml, dentro do béquer com NaOH. Assim o que estava neste béquer foi transferido para um balão volumétrico com água destilada, onde logo após foi completado com água destilada o que faltava até o traço de menisco. Então foi agitado 3 vezes o balão, para misturar. Em seguida, depois deste procedimento foi feito ambiente 3 vezes no frasco que a solução seria transferida. Por fim foi transferido com ajuda de um funil para o frasco escolhido e adicionado etiquetas identificadoras. Este frasco com a solução foi armazenado.

  1. Resultados e discussões:

Abaixo, foram realizados os cálculos para obtenção da massa de NaOH necessário para o preparo da solução, usando a formula de molaridade.

Dados: Molaridade = 0,1mol, Volume = 1L e Massa molar = 40g/mol.

[ ] = m1/MM . V

0,1 = m1/40.1

m1 = 4g

  1. Conclusão:

O experimento foi concluído com êxito, através dos conhecimentos a qual foram nos passado. Com isso, esta mesma solução será utilizada numa prática posterior.

  1. Referencias:

http://www.quimicasuprema.com/2015/05/preparacao-e-padronizacao-de-solucoes.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com