Projeto Pedagogico
Artigos Científicos: Projeto Pedagogico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciacalvo • 25/2/2014 • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 437 Visualizações
Projeto Pedagógico
Trabalhando com a Reprodução de Textos
INTRODUÇÃO
Este é um projeto desenvolvido por algumas alunas dos 3° e 4° semestres do curso de Pedagogia da UNIP – Universidade Paulista, que visa uma proposta de prática pedagógica que auxilie o aluno na produção de textos, tendo como ponto de partida a reflexão realizada em livros sem escrita, somente com ilustrações, através da qual fará uso da imaginação e criatividade para recriar a história. O projeto tem além desta proposta a finalidade de criar, durante seu decorrer, oportunidades de abordar outros aspectos de aprendizagem da língua falada e escrita e permitir a interação entre os alunos, propondo que seu desenvolvimento cognitivo se dê em grupos por meio de trocas de saberes entre si com a mediação do professor.
Ao final deste trabalho dispomos sugestões de alguns livros que podem ser utilizados no projeto (fig.1,3,6,9,12,15) e algumas produções iniciais que neles foram baseadas – ainda sem revisão e rescrita (fig. 2,4,5,7,8,10,11,13,14,16,17) - com as quais buscamos dar credibilidade a proposta enunciada.
"Isso que é educar: dar voz ao outro, encorajá-lo a manifestar-se... Sem isso, não é de admirar que a atividade de redação seja tão problemática na escola." (BAGNO, 2003, p.139).
JUSTIFICATIVA
O projeto que tem como ponto base a produção de texto, a partir da qual proporciona amplas possibilidades para desenvolver o cognitivo do aluno, ele estimula ao aluno sobre refletir como escrever, propicia que dentro de um enredo, autonomamente seja capaz de reescrever a história levando em conta a compreensão dele próprio, no caso sobre as ilustrações do livro, possibilita que o aluno desenvolva as competências inerentes a língua mãe. Compondo a escrita com suas próprias palavras o aluno vai enriquecendo seu repertório lingüístico e sendo instigado a ampliá-lo cada vez mais.
“(.........), os alunos encontram grandes dificuldades no ato de escrever, decorrentes do fato de terem que coordenar muitos aspectos ao mesmo tempo, o que necessita que se trabalhe com muitas propostas para os alunos iniciantes, que os auxiliem a gradativamente ir superando dificuldades e se concentrando nas ainda existentes. “(PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – 1997 – p74-75)
A característica particular que encontramos na produção/reescrita de textos produzidos por meio de imagens foi a importância que em sua prática pedagógica, o professor busque alternativas que vão além de se escrever um texto com tema livre ou apenas sobre um título sugerido, pois segundo o PCN (p.52) “é importante que nunca se perca de vista que não há como criar do nada: é preciso ter boas referencias.”
Também se deve considerar outro fator de suma importância: o projeto com produção de texto permite ir muito além, nele emergem oportunidades para se trabalhar com as questões gramaticais e ortográficas, pois os alunos se encontram envolvidos por grandes estímulos nesse momento, se sentem capazes, estão com a auto-estima elevada e devem ser instigados a querer aprender mais, este é um excelente caminho para a formação de escritores competentes, críticos e autônomos.
PÚBLICO ALVO
Alunos de instituições educacionais que estejam cursando o 3° ano do ensino fundamental ( 8 à 9 anos).
OBJETIVOS
Propiciar ao aluno aprendizagem significativa, de modo que este possa desenvolver competências necessárias para que se faça membro da comunidade de leitores e escritores.
• Desenvolver no aluno o gosto pela produção de textos;
• Oportunizar a construção da escrita, através de reflexão e de forma crítica;
• Estimular o desenvolvimento da autonomia;
• Ampliar o repertório lingüístico;
• Criar situações que contribuam para o domínio da gramática e da ortografia.
AÇÕES E METODOLOGIA
1ª etapa: a produção dos textos
• providenciar a divisão dos alunos em grupos (duplas ou trios) procurando juntar crianças em fases diferentes de hipóteses de escrita para possibilitar o confronto de idéias acerca de como se faz para escrever, ou seja, como a escrita funciona;
• explorar os livros disponíveis, seus títulos, autores e conteúdos da obra;
• permitir aos alunos que em consenso dividam e escolham os livros que desejam trabalhar;
• propor aos grupos que reflitam sobre os livros, troquem idéias e planejem a escrita;
2ª etapa: revisão dos textos considerando os aspectos gramaticais e ortográficos conforme o exemplo (o professor deve escolher quais aspectos deseja trabalhar):
• Diariamente ou três vezes por semana, escolher um trecho de um dos textos produzidos, aquele que achar mais relevante para o objetivo do dia, e criar situações de aprendizagem quanto:
1º dia/1º texto: coerência e coesão, sugerir reescrita;
2º dia/2º texto: regras de pontuação.
3º dia/3º texto: singular e plural;
4º dia/4º texto: ortografia – trabalhar com fonemas – ss, ç, sc, etc.
No decorrer de todas as atividades, o professor deve permitir que os alunos expressem suas hipóteses, reflitam, troquem opiniões, enfim, participem ativamente na construção do seu aprendizado.
A opção de trabalhar apenas um trecho de cada texto, que pode ser um parágrafo, por exemplo, justifica-se baseada na idéia de deixar material disponível para ser trabalhado na etapa posterior. Este parágrafo pode servir de base para a atividade, mas o professor deve criar outras situações problemas análogas a ela.
3ª etapa: o próximo passo, depois de realizado os trabalhos de revisão em trechos de todos os textos, propor aos grupos que reescrevam seus textos, levando em consideração toda a aprendizagem adquirida durante a revisão.
4º etapa: Construção de um mural ou bancada com todos os livros trabalhados e os textos produzidos.
Obs.:
...