Projeto boost
Por: jeaneplacides • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 833 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO
CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
ADILSON MACEDO JR. ANDRÉ BAZONI FILIPE DE NADAI GUSTAVO ZANI LUCAS AZREDO RELATÓRIO PROJETO BOOST |
LINHARES 2015
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO[pic 1]
RELATÓRIO PROJETO BOOST
Relatório apresentado para avaliação do Curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio, das disciplinas Eletrônica de Potência e Sistemas Digitais II.
Orientadores: Profs.
LINHARES 2015
[pic 2]
Sumário
INTRODUÇÃO
MATERIAIS UTILIZADOS:
DESENVOLVIMENTO
PROBLEMAS E RESULTADOS FINAIS
FLUXOGRAMA
BIBLIOGRAFIA
Figura 1 CIRCUITO BOOST
Figura 2 CIRCUITO PROPOSTO
Figura 3 CIRCUITO MONTADO
Figura 4 OCILOSCÓPIO, ONDA AMARELA SAÍDA, VERDE PWM
Figura 5 OCILOSCÓPIO ONDA AMARELA SAÍDA, VERDE PWM
INTRODUÇÃO
A eletrônica com o intuito de atender as demandas de mercado, e desenvolver novos dispositivos para melhorar e maximizar a aplicação de alguns equipamentos, desenvolve técnicas e estuda formas de atender a esta necessidade. Nesta idéia, foram criados os conversores de tensão DC-DC, abaixadores de tensão e elevadores de tensão como o BUCK e o BOOST, para melhor conhecimento desses dispositivos propôs-se o desenvolvimento de um conversor tipo BOOST, com o intuito de fazer o controle deste conversor e obter-se o valor desejado na saída do dispositivo. Para tanto, houve uma integração entre as disciplinas citadas de tal forma a alcançar com maior efici~encia o objetivo proposto.
MATERIAIS UTILIZADOS:
-Resistências( comum e de alta potência)
-Computador
-PIC16F877A
-Capacitores;
-Indutores;
-Oscilador 20 MHz;
-Osciloscópio;
-Cabos de interconexão (“jumpers”);
-Transistor;
DESENVOLVIMENTO
Deu-se inicio ao projeto com a explicação feita pelos orientadores expondo o objetivo do projeto, as ferramentas e equipamentos necessários para realização, bem como a revisão de alguns conteúdos necessários para a realização do mesmo como PWM. Para, tanto é necessário um breve entendimento sobre o circuito proposto o BOOST um elevador de tensão DC-DC. O Boost é um conversor elevador de tensão, caracterizado por ter entrada em corrente e saída em tensão. Pode operar no modo de condução contínua ou descontínua, sendo que no primeiro apresenta pouca distorção e é preferencialmente seu modo de operação usual. Pode manter a tensão de saída regulada, sendo utilizado como pré-regulador. Além disso, também é utilizado para correção do fator de potência. A Figura 3 mostra o diagrama elétrico do conversor Boost.
[pic 3]
Figura 1 CIRCUITO BOOST
As etapas de funcionamento do conversor Boost para operação no modo de condução contínua são descritas a seguir.
1aEtapa: S está conduzindo. O indutor L é carregado com a energia da fonte VI.
2aEtapa: S está bloqueado. O diodo D entra em condução. A fonte Vi e o indutor L fornecem energia à saída. A tensão na carga aumenta.
Ao retornar para a primeira etapa, o capacitor Co irá manter a tensão constante, idealmente, sobre a carga enquanto L é carregado novamente.
Desta forma, como descrito o valor de saída é determinado pelo ciclo de trabalho( tempo ON e OFF da chave S), de tal forma a obter a saída Vo de acordo com o desejado. No circuito proposto, o Vi deveria ser de 5V e o Vo de 8V.
...