Proposta de leitura para ensino
Por: Jéssica Sousa • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.317 Palavras (6 Páginas) • 3.521 Visualizações
PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA
Conto: O homem nu - Fernando Sabino
Turma: 1º ano do Ensino Médio
Sequência das atividades
1) A professora irá apresentar aos alunos o vídeo “O devedor folgado”, este vídeo apresenta um contato telefônico entre devedor e cobrador, em que o devedor relata como se programa para pagar suas dívidas de uma forma que foge ao padrão comumente conhecido.
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tiZa2wlyiE0
2) Após a exibição do vídeo a professora iniciará uma conversação em grupo. Dentre os tópicos que podem ser abordados, a professora poderá levantar a questão da inversão de valores relatada pelo vídeo através do personagem do devedor e seus argumentos perante o cobrador; poderá questionar aos alunos se já presenciaram algum comportamento parecido ao do personagem do vídeo; é possível fazer relação à situação do cotidiano dos alunos, por exemplo, como quando uma colega paga pelo lanche de outra, e caso a outra não pudesse pagar pelo lanche da colega no dia seguinte, o que diria para esta colega; entre outros tantos aspectos que podem ser abordados, de acordo com o perfil da turma. Dessa forma, pouco a pouco, a temática do conto a ser trabalhado é inserida, pois este se trata de um “devedor” que passa por uma situação bastante constrangedora.
3) Após a conversação, a professora irá apresentar a turma o conto que será trabalhado em aula “O homem nu” de Fernando Sabino. Será feita distribuição de cópias do conto para leitura individual. O professor deverá solicitar aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto. A seguir, o professor deverá escolher alguns alunos para fazer a leitura oral do texto – um aluno para cada personagem e um para o narrador.
4) Após a leitura do conto a professora trará questões que convidem o aluno a explorar o texto, levantando marcas linguísticas, questões que explorem a compreensão e interpretação do texto literário e questões que convidem o aluno a refletir sobre a relação entre o texto, o leitor e o mundo, são elas:
a) Por que o homem estava nu?
R: O homem estava nu porque pretendia tomar banho.
b) Por que a mulher não abriu a porta do apartamento quando a campainha tocou?
R: Porque ela e o marido haviam combinado de não abrir a porta para ninguém.
c) No quarto parágrafo do texto, o homem afirma:
“— Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro, não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém. Deixa ele bater até cansar — amanhã eu pago.”
A atitude dele está de acordo com sua afirmação? Justifique.
R: Não, pois o personagem diz não gostar de vigarice, mas age como se fosse um vigarista, escondendo-se do cobrador da televisão.
d) Por que a vizinha gritou que o padeiro estava nu?
R: A vizinha gritou porque pensou que se tratava do padeiro, já que o vizinho segurava o embrulho do pão.
e) Observe a organização do texto e escreva com suas palavras os elementos do enredo do conto:
CONFLITO INICAL: R: O homem não tem dinheiro para pagar a prestação da tevê e não quer atender o cobrador.
TENTATIVA DE SOLUÇÃO: R: O homem combina com a mulher para fingirem que não há ninguém em casa.
SEGUNDO CONFLITO: R: O homem fica preso, completamente nu, do lado de fora do apartamento.
CLÍMAX: R: Os vizinhos são alertados pela confusão no corredor e veem o homem nu esmurrando a porta de seu apartamento na tentativa de fugir da situação.
DESFECHO: R: Depois do constrangimento, o homem abre a porta e se depara com o cobrador da televisão.
f) Que significado tem para você a frase “começava a viver um verdadeiro pesadelo de Kafka”?
R: Para responder a esta pergunta, é necessário que o aluno tenha algum conhecimento sobre o conto A Metamorfose de Franz Kafka, pois neste conto, o personagem Gregor Samsa ao despertar se vê como um inseto, e isso se transforma no pior de seus pesadelos. Então a expressão “pesadelo de Kafka” remete ao estado desesperador vivido pelo personagem "homem nu". Caso o aluno não possua este conhecimento prévio, a professora pode solicitar uma breve pesquisa sobre a expressão usada, e ainda questionar "Que situação pareceria um pesadelo de Kafka para você?”.
g) O título do conto é “O homem nu”. Que outro título você poderia atribuir ao assunto do texto?
R: Resposta pessoal.
h) Você acredita que os personagens do conto vivem numa época contemporânea à sua? Que fatos ou situações nos permite concluir que a história não se passa nos dias de hoje?
R: É esperado que os alunos respondam "não", pois as prestações da televisão eram pagas pessoalmente a um cobrador que se dirige até a casa do comprador, e porque o padeiro
...