Quadro Resumo Das Escolas Literárias
Monografias: Quadro Resumo Das Escolas Literárias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaynara_lim • 28/11/2013 • 2.707 Palavras (11 Páginas) • 1.571 Visualizações
PORTFOLIO DE LITERATURA
Gama
Novembro de 2012
Introdução
As escolas literárias ou época literária a serem abordadas nesse portfolio são as Duas Primeiras do Brasil que teve seu inicio logo após o período conhecido como Quinhentismo no Brasil que foi o período de descoberta e relatos do descobrimento do Brasil e em Portugal como Classicismo o Barroco teve seu inicio em 1601 no Brasil com a publicação da Prosopopéia de Bento Teixeira e o fim em 1768 e o Arcadismo teve seu inicio em 1768 e seu fim em 1836, contendo os principais autores do Barroco brasileiro e do Arcadismo com trechos de suas principais obras, características mais marcantes que define o Barroco e o Arcadismo com seus aspectos históricos que ocorriam em cada escola com o objetivo de mostrar o começo da literatura brasileira e suas origens e autores de cada escola.
Literatura
Literatura , é a arte da palavra, permite ao artista escritor inventar e criar os fatos e seres de uma obra literária.
O cientista, jornalista e historiador devem escrever retratando e descrevendo objetivamente o que realmente aconteceu num determinado dia, hora e evento; envolvendo pessoas e fatos reais, documentos não inventados. Nesta comparação de valores percebemos a diferença entre texto literário e não-literário.
As pessoas criadas pelo escritor (artista) são personagens que vivem e demonstram personalidade dentro do conteúdo criado pelo escritor, e características que refletem a de pessoas reais. A Literatura cria e recria a realidade, expressando pessoas, cenários, histórias e identidades.
Podemos conceituar a Literatura como ficção, uma ficção que recria uma realidade, que possui o potencial de adaptar uma obra a fatos reais ou simplesmente expressar fatos imaginários. A ferramenta da Literatura é a palavra, a que segue o estilo subjetivo de cada autor que interpreta a realidade sob o seu ponto de vista ou analisando o ponto de vista de uma sociedade e época.
O texto literário permite mais de uma interpretação, enquanto que o não-literário não dá vazão à interpretações diversas, mesmo que gere opiniões. Os textos literários são escritos basicamente em dois formatos, a poesia e a prosa.
O texto literário apresenta: Ficcionalidade: os textos não fazem, necessariamente, parte da realidade. - Função estética: o artista procura representar a realidade a partir da sua visão. - Plurissignificação: nos textos literários as palavras assumem diferentes significados. - Subjetividade: expressão pessoal de experiências, emoções e sentimentos. As obras literárias são divididas em escolas literárias, pois cada obra apresenta um estilo de época, ou seja, um conjunto de características formais e de seleção de conteúdo evidente na obra de escritores e poetas que viveram em um mesmo momento.
As escolas literárias são: - Trovadorismo- Classicismo- Barroco- Arcadismo- Romantismo- Realismo / Naturalismo- Simbolismo- Modernismo
Estilo de Época
Estilo de época é a denominação dada ao conjunto de traços e normas que orientam e caracterizam a produção artística de um determinado momento histórico.
A identificação de diferentes estilos de época orienta melhor o estudo das produções artísticas, pois a cada estilo de época corresponde uma escola literária, ou seja, um conjunto de características formais e de seleção de conteúdos evidentes na obra de escritores e poetas que viveram em um mesmo momento.
São oito as escolas literárias tradicionalmente estudadas: Trovadorismo,Classicismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo/Naturalismo, Simbolismo e Modernismo. Há, também, um momento de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo conhecido como Humanismo. Além disso, muitos críticos literários da atualidade afirmam a existência de um novo estilo de época (que se refere, na verdade, à ausência de uma estética unificadora) denominado Pós-Modernismo.
O Pré-Modernismo, período que se inicia em 1902 e conclui-se em 1922, não é considerado uma escola literária, pois, além da dificuldade de reunir os autores do período sob uma mesma perspectiva estética, também se pode identificar em suas obras traços de algumas escolas do final do século XIX.
Esses dois aspectos fazem com que a crítica especializada opte por considerar esse momento apenas como um período de transição em que novas tendências foram delineadas.
QUADRO RESUMO DAS ESCOLAS LITERARIAS
Escolas Literárias Portugal Brasil Aspectos Históricos Principais Características
Barroco 1580
Morte de Camões
Portugal sob o domínio espanhol.
Gêneros: oratória sacra, política e social;
poesia religiosa, satírica e lírico-amorosa.
Pe. Antônio Vieira
(oratória) 1601
Bento Teixeira: publicação de Prosopopéia
Pe. Antônio Vieira (oratória)
Gregório de Matos (poesia) Com o Concílio de Trento (1545-1563), o Cristianismo se divide. De um lado os estados protestantes (seguidores de Lutero – introdutor da Reforma)
O quadro brasileiro se completa, no século XVII, com a presença cada vez mais forte dos comerciantes Religiosidade
Oposições, Contraste, Conflitos;
Pessimismo e Incerteza;
Exagero;
Cultismo (Gongorismo);
Conceptismo (Quevedismo).
Principais autores do Barroco brasileiro e trechos de suas obras
Bento Teixeira (1561-1600)
Poesia Épica: "Prosopopeia", obra publicada em Lisboa no ano de 1601; é considerada o marco inicial do Barroco literário no Brasil, e tida, por algum tempo, como o primeiro poema impresso de autor brasileiro. Entretanto, descobriu-se, mais tarde, que Bento Teixeira se passava
...