RESUMO DA OBRA AS PUPILAS DO SENHO REITOR
Por: rks8 • 28/6/2016 • Projeto de pesquisa • 777 Palavras (4 Páginas) • 427 Visualizações
SUMÁRIO
I – Apresentação
II – Desenvolvimento
III – Conclusão
IV - Referências
V – Anexos
RESUMO DA OBRA AS PUPILAS DO SENHO REITOR
DE JÚLIO DINIS
I – INTRODUÇÃO
José das Dornas era um lavrador abastado, sadio, e de uma tão feliz disposição de génio, que tudo levava a rir; mas desse rir natura, sincero e despreocupado. Tinha sessenta anos e desafiava em robustez e atividade qualquer rapaz de vinte anos. Tinha dois filhos Daniel e Pedro.
Pedro que era mais velho não negava a paternidade. A organização talhara Pedro para a vida de lavrador e parecia apontá-lo para suceder o pai no amanho das terras e na direção dos trabalhos agrícolas.
Daniel já tinha condições físicas e morais diferentes. Era o avesso do irmão e pro isso incapaz de tomar o mesmo rumo do irmão.
Sr. Reitor era um padre velho que tinha o evangelho em seu coração.
Margarida era uma menina que vivia com a sua irmã Clara e sua madrasta, que a maltratava.
II – DESENVOLVIMENTO
Um dia com as preocupações do José das Dornas com o futuro do seu filho Daniel conversor com o Sr. Reitor que decidiu dar aulas para Daniel para que um dia fosse padre. Daniel aceitou com felicidade e todos os dias ele ia na casa do Reitor para estudar. Mas depois de um tempo Daniel estava chegando todos os dias atrasado nas aulas e o Reitor passou a espiar Daniel para ver o que causava esses atrasos e acabou descobrindo que Daniel estava saindo com uma garota chamada Margarida a qual ele ensinava. O padre, por sua vez, resolveu conversar com José, que logo resolveram mandar o pequeno Daniel para um porto, para que estudasse.
Os dois juntos decidiram enviar Daniel para estudar fora. Margarida era uma menina que vivia sempre triste pela morte do pai e pelo jeito que a madrasta a oprimia e a maltratava. Pouco tempo depois a mãe de Clara falece e o Sr. Reitor fica responsável pelas duas meninas. .Passados dez anos Daniel retorna dos seus estudos, recém formado cirurgião. Chegando já com a notícia que seu irmão Pedro estava para se casar, com Clara irmã de Margarida.
Daniel não foi muito aceito como cirurgião na vila por motivo do João da Semana o cirurgião que já fazia os exames a muitos anos na região e era de muita confiança. Clara e Daniel ficam muito amigos o que acaba deixando preocupações no Sr.Reitor que toma logo providências e fala com Clara. Clara pede pra Daniel deixar de se encontrar com ela mas Daniel recusa e insiste em continuar conversando com ela. Daniel resolve se encontrar com ela as escondidas e acaba
...