RESUMO METODOLOGIA E INICIAÇÃO A PESQUISA CIENTIFICA
Por: Karla.APEL • 18/8/2020 • Resenha • 887 Palavras (4 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1] | ALUNO(A): KARLA AMÉLIA APEL CURSO: ESTÉTICA E COSMÉTICA 2020/1 PROFESSORA : ANA PAULA ZOIONS DISCIPLINA: METODOLOGIA E INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA RESUMO |
UNIDADE 1: O Conhecimento Científico (páginas 1 a 13 e 20 a 24) do livro: METODOLOGIA CIENTÍFICA/Sidnei Augusto Mascarenhas. PEARSON. São Paulo. Education do Brasil, 2012.
Desde os primórdios de nossa história, o ser humano vem pesquisando e aperfeiçoando o espaço em que vive, , assim como estudando os fatos passageiros e duradouros de cada época, formulando teorias e hipóteses sobre todo tipo de conhecimento. Com o passar dos anos essas teorias são testadas e aquelas que são comprovadas sobrevivem com a passagem do tempo. Todo esse processo faz parte do chamado processo cientifico.
Entre os séculos XV e XVII com a chegada de um novo modo de pensar, o Renascimento, ocorreu uma Revolução Científica. Os métodos utilizados anteriormente em pesquisa que se baseavam em intuição e achismo já não eram mais considerados validos e concretos. Pensadores como Galileu, Bacon, Descartes e Copémico foram os pioneiros na criação do método experimental, que consistia na prática de experimentos científicos testando hipóteses para se obtiver resultados mais objetivos na formação de conhecimento.
O conhecimento científico com o passar dos séculos obteve grande desenvolvimento levando o mundo a uma nova fase. Em meados do século XVIII ocorreu a Revolução Industrial, onde o trabalho manual foi ligeiramente substituído pelo maquinário, este é um forte exemplo da evolução do campo científico. Muitos avanços puderam ser notados a partir desse momento principalmente tecnológicos. No século seguinte o mundo se deparou com a pesquisa de Charles Darwin, que consiste na explicação da criação de toda a vida na terra em uma origem comum, assim como o processo de seleção natural, na qual os serem mais adaptados ao meio externo seriam mais aptos a sobreviver e evoluir.
Um grande passo para humanidade foi as descobertas na área da eletricidade e magnetismo, na qual, foram de grande ajuda para Thomas Edson na criação de lâmpadas incandescestes, assim, os estudos evoluíram e permitiram que a eletricidade fosse usada para iluminar cidades inteiras. Neste período também foi elaborado a pesquisa na área social, criando ciências como psicologia, antropologia, linguística e sociologia, na qual estudava comportamentos humanos em uma época de constantes mudanças, partindo da Revolução Industrial e chagando na Revolução Francesa em onde diversas de ideias sobre cultura, política e diversidade se tornaram fonte de pesquisa científica.
Já no século XX a evolução no campo genético, espacial e em meios de comunicação obteve mais destaque. A criação da internet foi fundamental para disseminação de informações e avanços tecnológicos. Nos dias atuais, é importante destacar que todo o processo de evolução científica só foi possível pela dedicação, postura ética e objetiva dos pesquisadores que cada vez inovam em métodos e instrumentos de investigação.
Há três conceitos relacionados a investigação cientifica: evidência, verdade e certeza. A evidência é o resultado de experimento científico que está diretamente relacionada a verdade cientifica. A verdade, porém, nunca será absoluta, pois deve ser levado em conta vários aspectos de ponto de vista e a observação de ângulos diferenciados. Os objetos estudados podem se apresentar de maneiras distintas, porque eles nunca se revelam por inteiro, manifestando apenas a verdade que procuramos desta maneira nunca conseguimos entender por completo o que pesquisamos. Já a certeza é constituída quando se encontra evidências suficientes que comprovem os fatos pesquisados. Porém, a busca pela certeza pode ser desastrosa, nos levando á dúvida, ignorância e a opinião.
...