METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFÍCA
Trabalho Escolar: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFÍCA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iaraaquino • 18/5/2014 • 2.134 Palavras (9 Páginas) • 591 Visualizações
O estudo de caso trata-se de uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos.
Objetivo é descrever ou analisar o fenômeno , a que se acede diretamente, de uma forma profunda e global, e quando o investigador pretende apreender a dinâmica do fenômeno , do programa ou do processo.
Assim, Yin (1994:13) define “estudo de caso” com base nas características do fenômeno em estudo e com base num conjunto de características associadas ao processo de recolha de dados e às estratégias de análise dos mesmos.
Por outro lado, Bell (1989) define o estudo de caso como um termo guarda-chuva para uma família de métodos de pesquisa cuja principal preocupação é a interação entre fatores e eventos. Fidel (1992) refere que o método de estudo de caso é um método específico de pesquisa de campo. Estudos de campo são investigações de fenômenos à medida que ocorrem, sem qualquer interferência significativa do investigador.
Coutinho (2003), refere que quase tudo pode ser um “caso”: um indivíduo, um personagem um pequeno grupo, uma organização, uma comunidade ou mesmo uma nação. Da mesma forma, Ponte (2006) considera que:
“É uma investigação que se assume como particularidade , isto é, que se debruça deliberadamente sobre uma situação específica que se supõe ser única ou especial, pelo menos em certos aspectos, procurando descobrir a que há nela de mais essencial e característico e, desse modo, contribuir para a compreensão global de um certo fenômeno de interesse.” (Ponte, 2006:2).
Neste ensaio utilizou-se a estratégia de Pesquisa Estudo de caso, e esta pesquisa feita através de coletas de dados as técnicas de história de vida e a observação não participante , foram entrevistadas nove idosas , a analise foi realizada pela técnica do discurso .
O estudo de caso foi realizado em uma ILPI - Instituição de Longa Permanência Idosos, da cidade de Fortaleza –CE , situada no bairro mais próximo com características filantrópicas mantida por uma ordem religiosa que abriga somente mulheres , a escolha para estudo ocorreu após visitas informais durante um mês , foi escolhida devido o local , trata-se de residência e trabalha onde grande numero de indivíduos de igual situação isoladas da sociedade partilham em sua reclusão uma rotina diária.
A instituição divide em duas alas: o pensionato com 18, e a vila com 42 idosas, mas o sujeito de estudos foram as residentes na ala da vila, porque participavam de varias atividades.
A amostra foi composta por saturação dos resultados por nove sujeitos durante 06 semanas meio turno para conhecer o cotidiano.
Este estudo de caso utilizou –se as fontes de informações, observações e entrevistas, baseado o Roteiro ( pesquisa estruturada) , das historias real de vida com roteiro , registradas em gravador digital .
Foram organizadas em forma de tabelas com duas colunas, lado esquerdo representou a fala das entrevistadas ( unidade significação ), no lado direito a busca do sentido de interpretação do significado , no relatório cada personagem recebeu como pseudônimo o nome de uma flor , utilizou-se também anexos.
Motivo : Quais os principais fatores que fazem um idoso a procurar uma instituição e sua adaptação a este ambiente.
Referências :
1º ESTUDO DE CASO
MOTIVAÇÕES PARA O INGRESSO DOS IDOSOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA E PROCESSOS ADAPTATIVOS: UM ESTUDO DE CASO.
Maria Eliana Peixoto Bessa1, Maria Josefina da Silva2
1 Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Programa Saúde da Família do município de Pindoretama. Ceará, Brasil.
2 Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da
Universidade Federal do Ceará. Ceará, Brasil.
01- Schirrmacher F. A revolução dos idosos. O que muda
no mundo com o aumento da população mais velha.
Rio de Janeiro (RJ): Elsevier; 2005.
02- Debert GGA. A reinvenção da velhice. São Paulo
(SP): Ed. EDUSP; 2004.
03- Brasil. Constituição Federal. In: Angher AJ,
organizadora. Vade mecum acadêmico de direito.
2a ed. São Paulo: Rideel; 2005. p. 1-91.
04-Brasil. Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso
Organização Mundial de Saúde, Organização Pan-
Americana de Saúde. Envelhecimento ativo: uma
política de saúde. Brasília (DF): OPAS; 2005.
05- Ferreira T. Estudo avalia trajetória do idoso até o asilo
[acesso em 2007 Maio 28]. Disponível em: http://
www.ufpa.br/beiradorio/arquivo/beira09/noticia/
noticia5.htm.
Resumo
Estudo de caso objetivando conhecer quais os principais fatores que conduzem um idoso a procurar uma Instituição de Longa Permanência e de que maneira logra sua adaptação a este ambiente.
Utilizou-se para coleta de dados às técnicas de história de vida e a observação não participante. O período de coleta foi de abril a julho de 2006. Foram entrevistadas nove idosas. A análise dos dados foi realizada pela técnica de análise do discurso. Os resultados indicam que o ingresso na instituição decorre da solidão, das necessidades de cuidados, dos conflitos familiares e das perdas de entes queridos. A adaptação ocorreu pela inserção nas atividades cotidianas, por já terem vivido em outras instituições semelhantes. Quando a adaptação é satisfatória, para a idosa, decorre fortemente das motivações do ingresso. Em alguns casos não houve adaptação e sim acomodação a uma realidade
...