RISCO DE SPAM
Por: robsoncuerda • 2/9/2015 • Trabalho acadêmico • 613 Palavras (3 Páginas) • 344 Visualizações
Aluno : Robson Cuerda da Silva RA:1130404
ATIVIDADE COMPLEMENTARES
Resumo do ENCIC: SPAM Prevenção de Riscos na Rede
Spam é o termo utilizado para denominar e-mails não solicitados, geralmente enviados de forma automática para um grande número de pessoas. Atualmente os spams tem causado preocupação, pois através deles a quantidade de mensagens na rede tem crescido em larga escala e a propagação de códigos maliciosos, venda de produtos ilegais e disseminação de golpes também.
O presente estudo teve como objetivo destacar a ocorrência de spams, abordar os métodos de prevenção da propagação do spam em caixas de e-mails e conscientizar o leitor a realizar uma navegação de forma segura.
O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica na base de dados do Google acadêmico, realizada em julho de 2014, utilizando como de filtro de pesquisa artigos em português com publicações datadas entre 2012 e 2014 que apresentavam em seus títulos a palavra “SPAM’’. Foram encontrados aproximadamente 13 artigos, porém, excluímos da pesquisa dissertações e publicações em outras línguas, restando 10 artigos para análise e discussão.
Observou-se a unanimidade nos artigos encontrados quando se trata dos feitos maléficos que a presença dos spams na rede traz aos usuário da mesma. Estima-se que entre 40 e 80% de todas mensagens eletrônicas em rede são spams. Nota-se que desde o primeiro registro do termo spam, essa prática vem se evoluindo, acompanhando o desenvolvimento da internet. Daí a necessidade do aumento de pesquisas no intuito de elaborar estratégias que evitem a disseminação do vírus na rede.
As principais características dos spams são: cabeçalho suspeito, e campo do assunto apresentando palavras com grafias erradas, textos alarmantes ou vagos.
Para reduzir a quantidade de spams recebidos, alguns servidores oferecem filtros de e-mail, porém, alguns enviam spams para quarentena e, devido a possibilidade de classificação inadequada, de tempos em tempos, cabe rever essa pasta para evitar a perda de mensagens importantes.
Outras medidas relevantes serão citadas a seguir:
- Avaliar se é indispensável colocar o e-mail no preenchimento de determinado cadastro.
- Atentar para opções pré selecionadas em formulários e cadastros preenchidos na internet, desmarcar a opção caso não haja interesse em receber informações.
- Não seguir links recebidos em spams, nem respondê-los.
- Desabilitar abertura de imagens em e-mails HTM, pois ao abrir o usuário garante aos spammers que o e-mail foi recebido com sucesso.
- Criar contas secundárias para fornecer em locais onde é alto o risco de receber spams, como cadastros de lojas e lista de discussões.
- Utilizar as opções de privacidade, onde o e-mail fica em sigilo nas redes sociais.
- Apagar lista de destinatários anteriores ao encaminhar e-mails, pois pode servir de fonte de coleta de dados para spammers.
É importante lembrar que não são todas as características que estão presentes em um spam e, pode haver spams que não apresentem nenhuma característica citada, podendo ser um novo tipo de spam.
...