Redação Como Valorizar a Arte de Autoria Feminina
Por: natielimaria • 30/7/2022 • Dissertação • 261 Palavras (2 Páginas) • 440 Visualizações
Factualmente, ao longo dos séculos de história do Brasil, a mulher sempre exerceu papel secundário em relação ao homem, ficando a cargo deste a função de tomada de decisões sobre o destino das mulheres. Dessa forma, durante muitos anos, as mulheres não eram autônomas e sequer tinham acesso a direitos básicos, como a educação.
Nesse sentido, infere-se que, por terem seus direitos básicos cerceados, como a escolarização, a qual era um direito reservado somente a homens de classes elevadas, essas mulheres ficavam impedidas, consequentemente, de alcançar sucesso e ascenderem socialmente. Dessa forma, percebe-se, ao longo dos séculos que a maioria dos autores que atingiram renome no âmbito da literatura nacional é do sexo masculino. Tais como Machado de Assis e José de Alencar. Depreende-se, portanto, que a falta de acesso à escolarização formal, obstaculizou, por muito tempo, a possibilidade de mulheres ingressarem no mundo da literatura e atingirem o reconhecimento equânime em relação aos homens.
Outrossim, cumpre destacar que, no âmbito da cultura, da literatura e da arte, as mulheres, de maneira geral, em diversas obras eram objetos de inspiração dos autores, refletindo a mentalidade da sociedade do período em relação a elas. Nota-se, por exemplo, a objetificação dos corpos femininos em textos de autores como Álvares de Azevedo, que, em seus poemas, exaltava a beleza de corpos nus femininos, em especial de mulheres alvas. Jorge Amado também tematizou a sensualidade feminina em obras como Gabriela, cravo e canela. Infere-se, dessa forma, que os corpos femininos são tematizados em diversas obras, demonstrando a visão objetificada sobre eles.
By, Natieli Maria D.D
...