Redes Sociais e Produção Colaborativa de Gêneros Acadêmicos: Um Panorama do que a Web Oferec
Por: Pri1981 • 3/6/2018 • Resenha • 352 Palavras (2 Páginas) • 333 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
documento oficial para a entrega de trabalhos acadêmicos
Nome do aluno: Lessandra Barbosa Flores |
Semestre: III |
Componente: Prática em Linguagem III |
Módulo: Tópico III |
Nº de matrícula: 1701580068 |
Nota: |
Fichamento Gênero Acadêmico
Fonte: FERREIRA, Lucas Pazoline da Silva . Redes Sociais e Produção Colaborativa (Wiki) de Gêneros Acadêmicos: Um Panorama do que a Web Oferece. Signo [ISSN 1982-2014]. Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 263-276, jan./jun. 2013.
Assunto: Redes Sociais Virtuais. Gêneros Acadêmicos. Web 2.0.
O artigo tem por objetivos os ambientes virtuais, descrever certo número de redes sociais virtuais específicas para produção colaborativa e compartilhamento de gêneros acadêmicos. Verificando a utilização das ferramentas que a Internet/Web oferecem para produção. Dividi-se em três etapas: Gêneros textuais, web e colaboração; Aspectos metodológicos da pesquisa; Resultados: Diretórios de Patentes e Google. Os gêneros são heterogêneos, variam em função dos modos distintos de uso linguístico, manifestando-se através de um diálogo ou de um texto literário ou científico. Os gêneros textuais podem ser práticas sociais primárias (diálogo) ou secundárias (texto científico) como base o uso da linguagem em situações comunicativas. O que vem invadindo a Web é o surgimento e a propagação de ambientes virtuais que promovem a criação de Comunidades Científicas para ampliação, divulgação e colaboração de gêneros acadêmicos.
Descrição dos procedimentos nos diretórios de registro - O diretório do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), não oferece todos os seus documentos disponíveis on-line. O Espacenet é um dos diretórios de patentes mais procurados, pois oferece gratuitamente acesso a mais de 70 milhões de processos.
Descrição dos procedimentos no motor de busca “Google” - O Google é segundo procedimento de pesquisa mais utilizado no mundo.
Todo ano é publicado uma rede social científica na web, sendo semelhantes o formato dos conteúdos e o tipo de relacionamento entre os usuários. O modo como os textos são apresentados na Web, mesmo com os recursos (2.0) que poderiam ser acrescentados para potencializar a dinâmica da “virtualização”, é visível a necessidade de impressão em papel. As redes sociais virtuais tem a capacidade de potencializar a partilha de gêneros acadêmicos e a produção colaborativa.
...