TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Modelo

Por:   •  25/6/2022  •  Artigo  •  2.914 Palavras (12 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 12

1. APRESENTAÇÃO

O objetivo deste estágio é mostrar o sistema de funcionamento da escola de ensino fundamental, com estrutura física e organizacional englobando as atividades diárias e projetos da instituição.

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendizado na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou nos quatro pilares da educação.

O estágio funciona como uma “janela do futuro” através do qual o aluno antevê seu próximo modo de viver. Deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”; um momento de validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade.

O Estágio Supervisionado tem cumprido de forma eficiente o papel de elo entre os mundos acadêmico e profissional ao possibilitar ao estagiário a oportunidade de conhecimento da administração, das diretrizes e do funcionamento das unidades escolares e suas inter-relações com a comunidade.

Este trabalho tem como objetivo capacitar o aluno a dominar todo instrumental necessário para adaptação em uma sala de aula e é o momento de descobrir todo o potencial adequado a educação.

O meu estágio Supervisionado I realizado nas séries finais do ensino fundamental foi na Escola Estadual Helena Matheus, no período de 14 de julho a 10 de outubro de 2009, onde tive como regente a Professora Maricélia.

O objetivo geral para a elaboração desse estágio e analise está justamente na relação do primeiro contato que um estudante de um curso de Licenciatura deve ter com a escola. Aqui, terei a oportunidade de contato direto com o aluno e a sala de aula e será por meio de informações vividas sobre o funcionamento desse tipo de instituição que poderei ter uma visão mais ampla da realidade do ensino.

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        

O Colégio Estadual Helena Matheus é uma instituição mantida pelo Governo Federal, com um corpo docente composto por profissionais concursados em áreas específicas, muitos com nível superior completo. A coordenação pedagógica da escola é constituída por uma coordenadora, uma secretária e três (03) vice-diretores (um responsável por cada turno), todos sob a supervisão do diretor. Além desses, trabalham na escola 01 cozinheira, 03 merendeiras, 03 auxiliares de limpeza, 03 vigilantes, 04 secretárias responsáveis pela parte administrativa em horários alternados.

O Colégio acomoda o Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) nos turnos da manhã e tarde, Ensino Médio (1º e 3º ano) nos turnos da manhã e da tarde, e uma (01) turma de 2º ano à tarde; e à noite a modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O Colégio funciona em um espaço amplo com pátio coberto onde são realizados os eventos. As salas são amplas e arejadas; paredes e iluminação precisam de reparos bem como suas instalações sanitárias (banheiros); além de bebedouros sem higienização adequada; as carteiras não são conservadas, mas são suficientes para os alunos. Não possui refeitório e a cantina é pequena. Também não possui auditório, os eventos e apresentações são realizados no pátio. Possui um espaço para a biblioteca, mas o espaço é pequeno, existe ampla quantidade de livros fornecidos pelo MEC, mas pouco utilizados pelos professores como recursos. Foram instaladas as TVs pen-drive, mas durante o estagio não foram usadas. A sala de vídeo com TV e DVD estava sendo utilizada pela SEC para a implantação de um novo projeto. Possui ainda espaços que servem de secretaria, sala da direção e dos professores e uma sala da coordenação.

A sala da 5ª série, onde estagiei, é clara e bem ventilada. A sala se localiza no primeiro andar do pavilhão anexo à escola. Apesar de a sala de aula estar bem localizada os alunos estavam quase sempre dispersos nas aulas, pois as janelas oferecem uma visão ampla do pátio, além disso, o som e a movimentação produzida fora da sala atrapalham as aulas. As cadeiras têm apoio para escrever só que os alunos teimam em não colocá-las em fila. A sala era pequena em relação ao número de alunos (trinta e três), por isso em minhas aulas os alunos eram dispostos em círculo ou em U, dando assim mais espaço e fazendo com que os alunos vejam os rostos uns dos outros.

Com relação aos materiais existem alguns recursos visuais, além do quadro branco. Existe também a disponibilidade dos alunos e professores papel metro branco para a confecção de cartazes, mas este é utilizado somente em algumas ocasiões, pouco explorado pelos professores.

2.1 Corpo docente

Com um número significativo de professores para todas as disciplinas, muitos cursando e outros com ensino superior completo, sendo um total de cinquenta e um (51) professores que relacionam, entre os três turnos, muitos deles com carga horária de (40) horas semanais e alguns até com (60) horas.

2.2 Corpo Discente

A clientela da instituição campo de estágio é composta por alunos de classe social baixa, que residem no próprio bairro e nos bairros adjacentes à instituição que está localizada em São Cristóvão. Aproximadamente (720) alunos freqüentam esta unidade escolar.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

3.1 Observação e co-participação

A turma do Estágio Supervisionado I foi a 5º série B, uma turma composta por alunos repetentes e com pouca popularidade na escola, a maioria demonstrava dificuldade de aprendizagem.

A professora Maricélia tinha domínio do conteúdo e estava atenta a todos os aspectos que envolvem as aulas, a regente preocupava-se com aprendizagem e sua atenção estava voltada para todos os alunos.

Um fator de extrema importância que fora notado ao longo deste período é que a professora tinha certa dificuldade em determinados momentos de controlar alguns alunos em conversas paralelas que atrapalhavam o desenvolvimento das aulas.

Dessa forma, sugere-se um trabalho com os professores para que tais fatos não aconteçam que tenham mais firmeza na hora de passar conteúdos e de chamar atenção dos alunos para que não fiquem dispersos a fim de atrapalharem o bom andamento das aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com