Relatórios sobre os títulos: ‘’Comportamento Ético e o Perfil Profissional’’
Por: Lucas Baldacini • 5/5/2020 • Monografia • 557 Palavras (3 Páginas) • 2.198 Visualizações
Relatórios sobre os títulos:
‘’Comportamento Ético e o Perfil Profissional’’
No início, a professora Pula Cassel, introduz Antônio Carlos Hencsey, entre outras coisas, professor de pós graduação e MBA. O especialista em comportamento moral por sua vez, define o que seria a própria moral e a ética. A moral como sendo de certa forma a bagagem que um indivíduo traz consigo, baseado em suas convicções, valores etc, para tomar uma decisão, dada como certa por ele. A ética então surge como um tipo de pacto comum, definindo o que é permitido naquele determinado grupo social, no caso uma empresa.
O exemplo dado pelo criminologista empresarial, é o do canal de denúncias de uma organização, na qual se espera que o sujeito de fato denuncie a empresa atos considerados por essa, impróprios ou divergentes ao seu código de ética. A problemática apresentada pelo professor é a de que o indivíduo que se encontra nessa situação, talvez tenha uma moral que o faça contrariar o aconselhado pela empresa, por ter convivido em um ambiente onde o ‘’X9’’ é rechaçado e mal visto.
Outro ponto abordado é o da adequação de um funcionário às normas de uma empresa, desde a vestimenta adequada para o trabalho até se o indivíduo de encaixa no código de ética dessa empresa. É colocado em discussão se as divergências entre os valores morais do empregado e da empresa são significativos a ponto de fazê-lo trocar de emprego, ou ‘’retirar seu time de campo’’ como dito na palestra, ou então rever seus valores pessoais.
A mediadora da palestra então pergunta ao palestrante sobre o futuro do mercado de trabalho, o professor então cita como um dos principais pontos o conflito de gerações entre os jovens ingressantes no mercado de trabalho e os já inseridos há algum tempo, e propõe um diálogo entre as partes, divergentes ora em idade, ora em ideologias para tornar o ambiente mais colaborativo e saudável para todos.
O Professor palestrante finaliza então aconselhando os alunos ouvintes para encontrar seu proposito na vida, encontrando um ambiente de trabalho que seja saudável e compatível com os valores do individuo.
‘’Produtividade e Gestão de Tempo’’
O mediador, professor Rodrigo de Oliveira apresenta o palestrante Rodrigo Lemos, formado em marketing e propaganda. O profissional então, se apresenta falando um pouco de sua formação e carreira.
O palestrante inicia seu discurso listando práticas contrárias ao conceito de produtividade, afim de esclarecer um pouco mais a ideia e facilitar o compreendimento. Define que um aluno que está cem por cento do tempo ocupado estudando e não tem tempo para mais nada, não é necessariamente uma pessoa produtiva, uma vez que pessoas também precisam ter um tempo para relaxar e se distrair. Ser produtivo seria estar em constante melhoria e evolução.
O conceito comum de produtividade seria fazer mais, em menos tempo, render mais. O palestrante ainda introduz um conceito mais simples, que seria fazer as tarefas mais importantes com prioridade, ou seja se planejar com organização.
Uma das remomendaçoes do palestrante é o foco. Colocar as coisas mais importantes na frente e aprender a dizer não ao que te tiraria do foco. Identificar as distrações diárias e evita-las.
O mediador então conta um pouco de sua trajetória e espanto ao se mudar para uma cidade grande e se adaptar a rotina paulistana. O palestrante indica um livro para os ouvintes: A única coisa de Greg Keller.
...