Resenha Critica dos dois primeiros capítulos de O mundo de Sofia
Por: j41n3 • 9/5/2016 • Resenha • 270 Palavras (2 Páginas) • 1.554 Visualizações
O mundo de Sofia
Os dois primeiros capítulos de O mundo de Sofia, escrito por Jostein Gaarder (1952), são bem intensos e de muita aprendizagem sobre a filosofia. Sua personagem principal Sofia, passa por acontecimentos um tanto quanto misteriosos no período de seu aniversário. Recebendo bilhetes anônimos com duas perguntas, “quem é você? ” e “ de onde vem o mundo? ”.
Após “quebrar a cabeça”, como diz no livro, a garota passa a receber estranhas cartas de um misterioso professor de filosofia. Onde em cada carta ele mostra detalhes e um pouco sobre a história da filosofia. Como algumas perguntas que os grandes filósofos vêm fazendo há anos, muitas delas sem respostas. Perguntas que são capazes de tirar as pessoas de sua realidade cotidiana e levá-las a refletir quão fantástica é a vida e o mundo em que vivemos.
Nos dois primeiros capítulos o autor já consegue atingir seu objetivo de fazer com que seus leitores se encantem com a história de Sofia, e os mistérios da filosofia. O livro é uma base de início para aqueles que procuram um acesso sobre isso. Com certeza é um livro de apoio a muitas pessoas, que faz refletir e chegar a algumas conclusões. Por exemplo, de como é impressionante e emocionante o simples fato de viver.
Se conclui que a filosofia está presente no dia a dia e que muitas vezes a usamos e nem percebemos. Mas que ela faz refletir de uma maneira que as pessoas não vivam somente seu cotidiano, e que o mundo é o que é, e os seres humanos surgiram do nada. Enfim há sempre um porque atrás de tudo.
...