Resenha Do Livro Professores Reflexivos Em Uma Escola Escola Reflexiva
Artigo: Resenha Do Livro Professores Reflexivos Em Uma Escola Escola Reflexiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saleite • 3/7/2014 • 421 Palavras (2 Páginas) • 10.545 Visualizações
Este trabalho destina-se a resenha do livro: Professores Reflexivos em uma escola Reflexiva; ALARCÃO,Isabel -Professores Reflexivos em uma escola reflexiva, São Paulo. Editora Cortez. 2007.
Na sua obra autora Isabel Alarcão abrange de forma profunda o conceito de reflexividade focado escola, professor e aluno. Ela relata que o professor precisa ser reflexivo em uma escola reflexiva gerando condições para seus educados desenvolver sua criticidade.
A obra é contemplada por 96 paginas abordando os seguintes capítulos o primeiro capitulo refere-se a “Alunos, professores e escola face á sociedade da informação”, o segundo capitulo” A formação do educador reflexivo”, o terceiro abrange Contributos da supervisão pedagógica para construção reflexiva do conhecimento profissional dos professores e o último capitula trata do” gerir uma escola reflexiva”.
Isabel Alarcão aborda a questão das competências que devem ser desenvolvidas pelos professores com seus alunos para enfrentar a sociedade, onde ela trata sobre como lidar com as informações que convivemos no nosso dia-a -dia. Segundo autora cabe a eles questionar perante o que lhe oferecido, para isso precisa-se do poder clarificador do pensamento. Pois de acordo Alarcão o professor não é única fonte do saber e que o aluno, já não é mais o receptáculo a deixar-se rechear de conteúdos. Ele tem que aceitar essas condições do aluno ter aprendido coisas novas fora da escola, o aluno não poder apenas se encher de conteúdos, tem que saber procurar e discutir sobre eles tendo o poder transformar esses conteúdos em conhecimento. A autora reafirma que o professor deve preparar seus alunos para lidar com essas informações presente no seu cotidiano e que a escola não é o único meio de aprendizagem.
E que a escola deve ser aberta pensante e flexível a comunidade em que insere, ela fala também que o professor não poder agir isoladamente na escola deve-se trabalhar em equipe, sendo animadores da aprendizagem e não apenas estrutures de ensino. O professor precisa se auto-avaliar constantemente o seu processo de ensino educacional ele deve ser um professor reflexivo. Na sua obra ela relata que o grande desafio do professor e desenvolver nos alunos futuros cidadões, para capacidade de trabalho autônomo e colaborativo, mas também desenvolver neles o espírito critica de acordo com ela o desenvolvimento do espírito critico faz-se no diálogo, no confronto de idéias e na pratica, e na capacidade de si ouvir a si próprio e de auto-criticar. Por isso deve oferece propostas de formação ao professor reflexivo para que eles tornem consciência da sua identidade profissional do seu papel na sociedade.
...