Resenha Queimada
Por: José Claudio Filho • 9/12/2015 • Projeto de pesquisa • 697 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
Universidade federal do ABC
UFABC
Resenha do Filme "Queimada!"
São Bernardo do Campo
2015
O filme "Queimada!", uma direção de Gillo Pontecorvo, uma alusão ao processo de independência de Cuba, recebe este nome devido a uma das batalhas dos portugueses para vencer a resistência nativa na ilha Queimada, uma ilha fictícia do Caribe. Na batalha em questão, quase todos os nativos da ilha são mortos e então são trazidos escravos africanos para os trabalhos em algumas localidades, principalmente nos canaviais. A bordo de um navio, um tripulante começa contar todos os detalhes e características da ilha a um diplomata inglês chamado William Walker, assim a obra é iniciada.
William Walker chega à ilha Queimada com um objetivo definido, mudar o poder local, quebrando o monopólio português da cana-de-açúcar e passar o mesmo a Coroa Inglesa, para isso, ele precisa estabelecer uma pessoa com influência suficiente para a ação revolucionária e então concluir seu objetivo principal.
William Walker escolhe José Dolores, um carregador de malas do porto, para liderar o movimento pela Coroa Inglesa, incitando seus anseios de liberdade e de seu povo e o levando a uma condição de revolucionário para se libertar da escravidão portuguesa , William Walker manipula José Dolores e sua liderança com o discurso de que sua intenção era de colaborar para o fim da exploração dos negros e então conseguir alcançar os interesses econômicos liberais da Inglaterra.
Com um ato de astúcia e segundas intensões, William Walker consegue unir interesses tanto da Coroa Inglesa quando dos escravos da ilha, indo de encontro ao cumprimento de sua missão e incitando o desejo de liberdade dos escravos.
Com a sutileza de Walker e a ânsia de José Dolores e todos os escravos, os negros conseguem derrubar o governo atual, mas depois de momentos de êxtase descobre que não governaria o país. Irado, Dolores decide que assumirá o poder.
Seu encargo à frente da ilha não dura muito, pois descobre que governar não é tão fácil assim e que era inviável o fazer. Então William Walker começa a questioná-lo, fazendo perguntas relativas à sua governança, a seus aliados, a seus métodos de negociação com outros locais, a seus interesses políticos, Dolores então vê poucas alternativas para si mesmo à frente daquela tarefa, já que era necessário ter preparo, uma estratégia definida, um amplo conhecimento e bons aliados políticos, coisas que ele não possuía.
Convencido de que não conseguiria assumir o poder, José Dolores decide fazer um pacto com William Walker e a Coroa Inglesa, ele concorda que a ilha seja governado por outros representando, desde que os interesses de seu povo pudessem ser contemplados, o principal objetivo era de fato a libertação dos escravos. Walker aceita e retorna para seu país após concluir seu objetivo.
Porém, após nove anos, o personagem de Branco volta à Queimada, que agora vive sob uma ditadura. Dolores voltara à condição de revolucionário. Mas agora Walker não está mais “precisando” de Dolores, uma vez que os que estão no poder obedecem à “Rainha”. Assim sendo, a resistência de Dolores precisa ser eliminada. Dolores precisa ser morto e passa a ser caçado como inimigo do Estado.
...