Resumo e resenha
Por: Thiago Landi • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.335 Palavras (6 Páginas) • 388 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
ENGENHARIA AMBIENTAL
RHUAN PHELIPPE ANCIOTO REIS
THIAGO ALVES PEREIRA LANDI
RESUMOS E RESENHAS
LONDRINA
2013
RHUAN PHELIPPE ANCIOTO REIS
THIAGO ALVES PEREIRA LANDI
RESUMOS E RESENHAS
Trabalho apresentado à disciplina de Comunicação Linguística como requisito parcial de nota semestral do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Orientador: Profª. Dt.
LONDRINA
2013
Resumo do artigo referente à GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
Problemas envolvendo o meio ambiente são diariamente comentados pela mídia e população mundial. O foco agora são as possíveis soluções dessas adversidades, através de práticas que envolvam governantes e hábitos das pessoas para preservação ambiental.
O gerenciamento da administração se liga direto a conservação do meio ambiente através da educação ambiental, planejamento energético, controle da poluição, licenciamento ambiental e avaliação econômica de impactos ambientais.
Para que a conservação da natureza seja realizada de forma correta, é necessário total equilíbrio entre homem e meio ambiente, tornando-se fundamental a intensificação do conhecimento da população sobre os ecossistemas ao seu redor e as consequências geradas por poluições e hábitos ambientais inadequados.
As gestões municipais precisam corrigir seus planejamentos ambientais, praticando um desenvolvimento sustentável nas políticas públicas, criando um sistema municipal de proteção ambiental, composto por conselhos de meio ambiente, unidades administrativas responsáveis pelo setor, além de um método que ligue todas as demais secretárias em um único objetivo de sustentabilidade na atuação do município.
Uma política ambiental de qualidade deve ter uma fiscalização rígida quanto à níveis aceitáveis de poluição, também focando na educação dos hábitos das pessoas, tratando das questões críticas por todo o mundo, mostrando os fatos que às geraram. Essa educação ambiental tem o objetivo de fazer com que o homem viva em harmonia total com a natureza.
Prova-se por fim que o desenvolvimento das administrações é diretamente proporcional a qualidade do tratamento do meio ambiente. As gestões devem trabalhar pela qualidade e sustentabilidade de seus municípios, avaliando as implicações atuais de suas políticas, fazendo com que o desenvolvimento sustentável seja o principal objetivo em qualquer lugar do mundo.
Resenha do Artigo GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL: Preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, de Evania Schneider.
O artigo apresentado aborda não só os problemas ambientais atuais, visto que esse tema já é decorrente em inúmeros canais da mídia. Schneider aponta as necessidades de soluções imediatas, e também os meios pelos quais as políticas públicas podem interferir diretamente por um desenvolvimento sustentável de municípios por todo mundo.
A autora apresenta uma separada definição excelente, que aborda todos os meios possíveis em que as gestões municipais podem trabalhar, visando corrigir suas políticas ambientais trabalhadas de forma incorreta até então.
À principio, Schneider define ecossistemas, consequentemente os problemas gerados pela falta de conhecimento e do trabalho mútuo entre população e governo. Mostrando em seguida os métodos de desenvolvimento sustentável pelas gestões públicas, citando dados e artigos de sistemas e comissões mundiais de meio ambiente, aprofundando de forma perfeita o tema em questão.
O artigo traz informações completas ao leitor sobre política ambiental, apresentando-nos mais variados detalhes, todos os aspectos que devem ser avaliados pelas gestões para um trabalho de desenvolvimento visando a preservação do meio ambiente.
Schneider foca também na educação ambiental, dizendo que a falta de conhecimento da população sobre as consequências geradas por hábitos inadequados, pode gerar ainda mais problemas, reforçando a necessidade imediata de que o homem tem de viver em conjunto harmônico com a natureza.
É realizado um levantamento que deixa o leitor sem dúvidas sobre qualquer tema tratado. A autora apresenta firmeza nos dados, apresentando leis de licenciamento e crimes ambientais para afirmar os argumentos a respeito das políticas ambientais.
Por fim, conclui o trabalho apresentado de forma eficiente, esclarecendo as questões levantadas no início do artigo, deixando ainda aberto ao leitor o pensamento sobre o tema, criando também o interesse pelo desenvolvimento sustentável. A autora diz que este modelo de gestão deve ser tomado como objetivo de todo mundo, e com certeza, ela consegue tornar este, o objetivo de quem lê o artigo.
Resumo referente ao artigo: A ética do consumo
O artigo "ética do consumo" aborda conceitos de uma nova consciência de produção, consumo e meio ambiente com uma tentativa de conciliar esses três pontos.
O homem criou uma mentalidade e cultura consumista, as demandas de mercado não visam apenas suprir necessidades da população, mas otimizar as vendas, produção e consequentemente lucros, essa necessidade toma o lugar das preocupações com o meio ambiente, como alega Hans Jonas a natureza deve ser vista com sua fragilidade e o homem tem como responsabilidade a cautela sobre ela.
Existe a discussão acerca do desenvolvimento sustentável, introduzido em 1973, apresentando conceitos de desenvolvimento onde a produção é conciliada à capacidade natural do meio ambiente, garantindo a disponibilidade de recursos para gerações futuras.
A sustentabilidade pode ser estudada em cinco aspectos, sustentabilidade social, econômica, ecológica, espacial e cultural, todas propõem uma interação mais harmoniosa entre indivíduos, sistemas econômicos e meio ambientes, procurando uma estabilidade e continuidade das condições para o futuro.
...