Sociedd consumista
Por: Bruna Brites • 30/4/2016 • Dissertação • 329 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
A sociedade pós-industrial surgiu porque o industrialismo, pelo o que representava, não poderia mais responder aos determinantes da sociedade capitalista. E a partir desse momento muitas mudanças aconteceram, uma delas foi a busca da informação fácil e imediata onde a mídia começou a se tornar intensiva.
A mídia é a principal responsável em fazer com que o produto se torne desejado para nós, fazendo com que busquemos tê-lo para nos enquadrar a sociedade. Com isso passamos a ser individualistas, deixando de lado o nosso lado solidário, por exemplo.
A publicidade é motivada pela persuasão, usa diversas tentativas que atraia o consumidor, tentando provar que o seu produto é o melhor de todos. Cada vez que ligamos a televisão, abrimos um jornal, uma revista, nos deparamos com uma vasta opção de mercadorias e também o que está sendo mais utilizado pelas pessoas influentes, os famosos. Isso faz com que desejamos ter aquilo, mesmo sem precisar, mesmo tendo algo semelhante que supra a necessidade do momento, sempre procuramos pela opção mais avançada e melhor, algum produto que nos faça sentir superior aos demais.
Esse comportamento cada vez mais se intensifica, cada vez mais nos afastamos dos nossos valores pessoais, o ser, e se aproximamos do consumismo, o ter.
Não conseguimos mais viver sem as fontes de comunicação, pois são elas que nos fornecem as informações, hoje em dia temos muitas opções entre os produtos que procuramos obter, com o acesso à internet faz com que tudo se torne mais fácil. Uma das desvantagens nisso é a competitividade que faz parte do mundo atual por principal influência midiática, que faz com que todos queiram tirar vantagens para benefício próprio.
...