TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia de Max Weber

Projeto de pesquisa: Sociologia de Max Weber. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 4

das instituições sociais e políticas

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Título

Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas

Número de Aulas por Semana

Número de Semana de Aula

8

Tema

A sociologia de Max Weber (I)

Objetivos

Definir o objeto e o método de investigação da sociologia weberiana.

Explicar o conceito de ação social.

Distinguir ação social e relação social.

Identificar os tipos de ação social.

Estrutura do Conteúdo

1- Ação social: uma ação dotada de sentido

O objeto da sociologia, para Weber, é a compreensão do sentido da ação social, que deve ser buscado pela apreensão da totalidade de significados e valores atribuídos pelos indivíduos. Assim, ele procura mostrar que não há apenas uma causa dos fenômenos sociais. Para ele, a tarefa do sociólogo é "pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais". A análise sociológica deve, assim, compreender e interpretar o sentido, isto é, as motivações e a intersubjetividade das ações humanas.

1.1. Tipos de ação social:

Weber, preocupado com o valor que cada indivíduo atribui à sua ação, procurou elaborar uma tipologia para compreender as características particulares, definindo quatro tipos de ação:

i)Ação Racional com relação a fins

Motivada por fins objetivos, ou seja, para atingir seus fins, o indivíduo planeja e executa seus planos utilizando-se dos meios que considera mais adequados para atingir seus objetivos. A racionalidade econômica capitalista é exemplo desse tipo de ação. Nesta perspectiva, para Weber, o individualismo e a racionalização de condutas são elementos centrais da modernidade.

ii) Ação Racional com relação a valores

Motivada por crenças em valores morais, religiosos, políticos etc. Neste tipo de ação o que importa para o indivíduo é seguir os princípios que mais lhe são caros, não importando o resultado de sua conduta, o que lhes impele é a lealdade aos valores que orientam sua conduta. È o caso dos agentes que abrem mão de vantagens financeiras em função da preservação ambiental, por exemplo.

iii) Ação Afetiva

Guiada por uma conduta emocional. Sentimentos como raiva, ódio, paixão, desejo, ciúme orientam sua conduta. Muitas vezes, o resultado dessas ações não é o esperado pelo agente, em virtude da irracionalidade de seu ato. Os crimes passionais são exemplos típicos deste tipo de ação social.

iiii) Ação Tradicional

Guiada pela tradição, costumes arraigados que fazem com que os indivíduos ajam em função deles. É uma espécie de reação a estímulos habituais. Exemplo disso é o hábito de saudarmos as pessoas com expressões como "bom dia", "boa noite", "fique com Deus", independentemente de termos grande afinidade com elas ou mesmo alguma fé. Para Weber é difícil perceber até que ponto o agente age conscientemente ao empreender este tipo de ação.

2. Relação social

Uma relação social se estabelece quando os agentes partilham o sentido de suas ações e agem reciprocamente de acordo com certas expectativas que possuem do outro. Como mostra Quintaneiroetall em Um toque de clássico (Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2009), são exemplos de relações sociais a amizade, relações de hostilidade, trocas comerciais, relações políticas etc. Segundo as autoras, "tanto mais racionais sejam as relações sociais, mais facilmente poderão ser expressas sob a forma de normas, seja por meio de um contrato ou de um acordo, como no caso das relações de conteúdo econômico ou jurídico, da regulamentação das ações de governo, de sócios etc.".

3- Os tipos ideais ou puros

As possibilidades de ações sociais são infinitas. Os tipos ideais são instrumentos de ordenação da sociedade, são modelos gerais e explicativos. Estes são conceitos teóricos e acentuam aquilo que aparece como mais característico e não existe na realidade em seu estado puro.

Bibliografia básica:

COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com