TCC - JARDIM COMESTÍVEL
Por: Tayrinevieira • 6/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.381 Palavras (10 Páginas) • 380 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA CONSELHEIRO ANTÔNIO PRADO
AMABILE AMÉLIA GOBETTI
JAQUELINE MAYARA DE ARAUJO
JÉSSICA DE MORAES VEIGA
JÉSSICA FERNANDES PESSOA
TAYRINE CRISTIANE DOS SANTOS LIMA
3ºE
JARDIM COMESTÍVEL
CAMPINAS
2010
ESCOLA TÉCNICA CONSELHEIRO ANTÔNIO PRADO
AMABILE AMÉLIA GOBETTI
JAQUELINE MAYARA DE ARAUJO
JÉSSICA DE MORAES VEIGA
JÉSSICA FERNANDES PESSOA
TAYRINE CRISTIANE DOS SANTOS LIMA
JARDIM COMESTÍVEL
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Projetos-Técnico Científicos da Escola Técnica “Conselheiro Antonio Prado” sob orientação da Professora Carolina Fernanda Silveira.
Campinas
2010
AGRADECIMENTO
Agradecemos primeiramente a Deus pela força a nós concedida para a realização deste projeto.
A Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado dirigida pela diretora Sra. Rosângela R. L. Pellegrino pelo incentivo ao projeto técnico científico elaborado.
Ao professor Marcos José Alves Junior por nos auxiliar na elaboração do projeto no primeiro semestre de 2010. À professora Carolina Fernanda Silveira por nos instruir e apoiar no desenvolvimento e conclusão do projeto.
Ao grupo da aluna Jéssica Veiga do técnico em Meio Ambiente ao qual nos unificamos para a realização deste projeto, à professora Érica G. B. F. Bortolotti pelo apoio a eles e pelo fornecimento de algumas mudas para o plantio.
Sumário
Listas 3
Resumo 4
Abstract 5
1. Introdução 6
- Desenvolvimento 8
2.1. Objetivos do Projeto 8
2.2. Materiais 8
2.2.1. Tabela de custos dos materiais utilizados 10
2.3. Metodologia 11
2.3.1. Preparo do solo 11
2.3.2. Método de plantio 11
2.3.3. Regas 12
3. Resultados obtidos 14
4. Referências 15
Anexos 17
Anexo 1: Cronograma 17
Anexo 2: Esquematização do Jardim Comestível 18
Anexo 3: Organograma 19
LISTAS[pic 1]
Tabelas:
Tabela de Custos: página 10
Fotos:
Foto 1: página 11
Foto 2: página 11
Foto 3: página 12
Foto 4: página 12
Foto 5: página 13
Foto 6: página 13
[pic 2]
RESUMO[pic 3]
O projeto “Jardim Comestível” tem o intuito de reestabilizar a horta escolar, inovando na conciliação da beleza da paisagem de um jardim com a produção de alimentos orgânicos, promovendo o esboço de uma reeducação alimentar.
O foco deste foi a diminuição de pragas e doenças nas plantas através da introdução de flores entre os canteiros a fim de atrair as pragas para que essas não interfiram no desenvolvimento das hortaliças.
Sua execução foi iniciada em julho e atualmente pode-se comprovar que houve uma diminuição significativa de pragas e doenças nas plantas.
Conclui-se que a utilização de flores juntamente com as hortaliças obteve resultados satisfatórios quanto a qualidade e desenvolvimento.
Palavras-chave: jardim comestível, horta, pragas, flores.
ABSTRACT[pic 4]
The "Edible Garden" is intended to restabilize the school garden, innovating in reconciling the beauty of a landscape garden with organic food production, promoting an outline of their eating habits.
The focus of this was the reduction of pests and diseases in plants by introducing between beds of flowers to attract the pests so that these do not interfere in the development of vegetables.
Its implementation started in July and now we can prove that there was a significant reduction of pests and plant diseases.
We conclude that the use of flowers along with vegetables achieved satisfactory results in terms of quality and development.
Keywords: edible garden, kitchen garden, pests, flowers.
- INTRODUÇÃO
O cultivo da terra para suprir as necessidades alimentícias das pessoas é o método mais eficaz desde o início da humanidade.
Verduras, legumes, frutas, entre outras, são comercializadas em quaisquer países e classes sociais do mundo, sendo cada tipo exportado pelo seu país de origem.
(Spehar, Carlos R., 2007)
Quanto mais diversificado for o sistema, mais equilibrado ele vai ser, e maior será o número de espécies que ajudam a controlar as pragas que costumam atacar hortas.
As flores possuem o néctar, que por sua vez atraem insetos e pássaros, evitando que esses possam vir a prejudicar o desenvolvimento das hortaliças. Além disso, as flores trazem um aspecto paisagístico.
Muitas flores são comestíveis, porém poucas são conhecidas e usadas em nossa alimentação.
Desta forma é possível associar o paisagismo a produção de temperos, chás, verduras e legumes.
(Stumpf, M.)
Segundo informações do site cultivando.com, para que se tenha um aproveitamento do espaço é preciso conhecer as características de cada planta e, assim, encaixá-las de maneira adequada as suas necessidades de luz, água, temperatura e nutrientes, ou seja, colocá-las em condições ideais para seu crescimento e produção. Também se deve analisar sua produção e adaptação e assim poupar dinheiro e tempo de cultivo. As plantas nativas são sempre melhor adaptadas e dão menos trabalho.
...