Tendencias
Tese: Tendencias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jozita • 21/4/2014 • Tese • 1.394 Palavras (6 Páginas) • 291 Visualizações
es el que dice con respecto a la condición del hombre alienado. Sin la adecuada conciencia de la dimensión evolutiva, social y cultural del espacio que le cabe a la vida en común, la historia continua produciendo un modo de vida desprovisto de preocupaciones teleológicas y, por tanto, desvirtuado de los procesos de personalización y socialización inherente a su condición humana y estatura de hombre integral y ciudadano. El asunto de la constitución y transformación de la subjetividad de la persona humana está en el centro del problema de la remodelación de la sociedad, en sus instancias económica, política y cultural y en la contextura de su espacio. En este sentido, es de fundamental interés reflexionar profundamente sobre este tema a fin de incorporarlo al debate público. Para ello son notables los horizontes entreabiertos por el diálogo entre la visión fenomenológico-científica de Pierre Teilhard de Chardin y el método de la totalidad del geógrafo Milton Santos.
Palabras clave: alienación, personalización, socialización, remodelación socio-espacial, ciudadanía.
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The social man's universe and the place of the objective reality: a dialogue between Pierre Teilhard de Chardin and Milton Santos (Abstract)
One subject regarding our time that deserves attention reports the alienated man's condition. Without the appropriate conscience of the social and cultural dimension of the space that fits him in common life, it continues in the history producing a life way deprived of concerns teleological and, therefore, depreciated of the personalization processes and socialization about your human nature and stature of integral man and citizen. The subject of the constitution or transformation of the human person's subjectivity is in the duramen of the problem of remodelation of the society, in your economical, political and cultural instances and spatial contexture. In that sense, to contribute for a serious reflection and to bring it to the public debate becomes of fundamental interest. For that, notables are the half-open horizons for the dialogue between the phenomenological-scientific vision of Pierre Teilhard de Chardin and the method of the totality of the geographer Milton Santos.
Key words: alienation, personalization, socialization, social-space remodelation, citizenship.
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Na sociedade capitalista de nossos dias, o problema da alienação se engendra e realimenta em todos os contextos da vida social, redimensionando a perversa separação entre os indivíduos e os grupos sociais e dando margem a questionamentos e reflexões em distintos âmbitos das ciências humanas e sociais. Quando os indivíduos são chamados a adotar um estilo de vida baseado nos modelos vigentes da competitividade e consumo, sustentando a máquina da acumulação e do lucro, o homem é mera peça da engrenagem social (Marcel, 1944), que roda sem parar, “movida por si mesma e sem se importar com ninguém nem mudar em nada a sua marcha”. Sua ação reside apenas na reprodução do status quo, no servilismo cego e estreito a uma ordem social reguladora que, em última instância, induz à contramão do próprio movimento ascensional da Vida.
Na composição de um possível retrato das situações que podem configurar, no tempo e no espaço, o problema dos homens que se mantêm alheios à própria natureza e às indagações a propósito das finalidades da vida, a atenção que se justifica dar ao negativo de sua imagem deverá limitar-se, entretanto, à necessidade de identificarmos, como nos ajuda a pensar Pierre Teilhard de Chardin, “o lugar e a parte que cabem ao mal num mundo em evolução” (1986, p.368). Sim, a questão merece um desvendamento na medida em que ocupa o coração da problemática maior da Vida na Terra que, desde os tempos primordiais, desafia os povos e nações em todo lugar e os homens que os integram.
O que precisamente parece estar em causa, nessa trajetória da humanidade, é a situação do risco à autodestruição, imposta pela condição do homem alienado, no sentido de que, assim, o homem se encontra apartado de seu poder de crescimento, da consciência do seu ser social, de seu universo de interações, de sua história e seu lugar, seus valores e cultura e de sua cidadania. A sociedade que lhe abriga o torna homem reduzido, sem as reais dimensões de sua humanidade e, por isso, ela própria, sociedade, tende a se degenerar nas armadilhas dos modelos corruptíveis do menor esforço descompromissado, do maior proveito material e da renovação travestida de convencionalismo, de uma ação inconvenientemente dirigida etc.
Assim sendo, no homem e na sociedade, o resgate de si mesmo e de sua natureza gregária é o resgate da possibilidade de assumir uma atitude frente à Vida na direção de uma aspiração e uma ação que, no essencial, seguem ao encontro do bem estar e do ser feliz. É nesse sentido que poderemos nos reportar à construção da individualidade
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