Tipos De Pesquisa
Artigo: Tipos De Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabelastm • 22/3/2015 • 773 Palavras (4 Páginas) • 348 Visualizações
A pesquisa é uma forma de adquirir conhecimentos avançados e profundos sobre determinado assunto de interesse. Assim, tais conhecimentos podem ser ou não aplicados e utilizados para a solução de problemas concretos.
Basicamente, em uma visão geral, são seis as modalidades de pesquisa:
1) Exploratória: objetiva a caracterização inicial do problema, sua classificação e sua definição.
2) Teórica: objetiva ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar hipóteses.
3) Aplicada: investiga, comprova ou rejeita hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos.
4) Pesquisa de Campo: observação dos fatos tal como ocorrem. Permite apenas perceber e estudar as relações estabelecidas.
5) Experimental: cria condições que permitam ao pesqiuisador interferir no aparecimento ou na modificação dos fatos, para poder explicar o que ocorre com fenômenos correlacionados.
6) Bibliográfica: permite recuperar o conhecimento científico acumulado sobre um determinado problema.
Contudo, a classificação de pesquisa é mais abrangente e se dá também quanto aos seus variados tipos:
1) Quanto aos objetivos:
1.1) Pesquisa Exploratória:permite ao pesquisador ter maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito, assim, há o aprimoramento das ideias. Esse tipo de pesquisa geralmente envolve pesquisa bibliográfica e estudo de caso.
1.2) Pesquisa Descritiva: nela, os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisador. Ou seja, as carecterísticas dos fatos são necessariamente descritas. Esse tipo de pesquisa faz o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática, sendo esses, formas práticas de levantamento de dados.
1.3) Pesquisa Explicativa: por meio dela, os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos são identificados. Pode ser a continuação de outra pesquisa anterior descritiva, pois explicar um fenômeno exige sua detalhada descrição. Normalmente são classificadas como experimentais ou ex-postfacto.
2) Quanto à forma de abordagem:
2.1) Pesquisa quantitativa: as informações e opiniões a serem classificadas e analisadas, são apresentadas em forma de números.
2.2) Pesquisa qualitativa: os dados obtidos não podem ser colocados de forma quantificável, pois ela é descritiva. Portanto, tais dados devem ser analisados indutivamente.
3) Quanto aos procedimentos técnicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa:
3.1) Pesquisa Bibliográfica: é desenvolvida a partir de materiais (livros, artigos, teses, dissertações e monografias) já elaborados por diversos autores sobre o assunto. São exigidas em quase todos os estudos.
Apesar de o pesquisador ter a cobertura de uma gama de fenômenos mais ampla do que a que teria se pesquisasse diretamente, o material nesse tipo de pesquisa, pode conter erros.
3.2) Pesquisa Documental: utiliza materiais que ainda não foram analisados ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com objetivos da pesquisa. Alguns documentos são de primeira mão, estão em arquivos públicos e privados e não foram analisados (cartas pessoais, diários, jornais, fotografias, ofícios etc). Existem também os documentos de segunda mão, que
...