Toxicologia e Segurança Pública
Por: JessicaJosue Menezes • 8/10/2015 • Trabalho acadêmico • 843 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Disciplina: Toxicologia e Segurança Pública
Curso: Tec. Segurança Pública
Professor: Ana Maria Pereira Lopes
Nome do aluno: Josué Soares Moreira de Menezes
Data: 18/09/2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia o capítulo 4 do livro Pesquisa Nacional sobre o uso de crack: quem são os usuários de crack e/ou similares do Brasil? quantos são nas capitais brasileiras, organizado por Francisco Inácio Bastos, Neilane Bertoni, publicado pela Editora ICICT/FIOCRUZ, em. Tal livro encontra-se disponível no link a seguir e inserido na midiateca http://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/Pesquisa%20Nacional%20sobre%20o%20Uso%20de%20Crack.pdf
Nesse capítulo é indicado, entre outras coisas importantes, que é maioria o uso de crack por negros, homens e com baixa escolaridade.
Utilizando-se diretamente os dados desse capítulo, indique em um texto de 15 linhas:
- Como você entende, a partir desses dados, as drogas como um fenômeno social?
Sabe-se que um fenômeno social diz respeito a ações, comportamentos ou situações que se verificam em uma sociedade ou grupo. As drogas obviamente são fenômenos sociais de efeitos negativos e, por isso, são chamados de problema social.
A partir do texto acima supracitado, é possível verificar que as causas que levam alguém a se inserir no mundo das drogas estão o ambiente social a que fazem parte, como também a família, ou mesmo os centros educacionais. Porém bem verdade é que esta contaminação vai além das influencias da própria sociedade passando primeiro pelo próprio indivíduo no que tange sua auto-estima.
As drogas fazem parte de um fenômeno social complexo que atinge todas as classes sociais de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Isso torna o trabalho de combate pelo Estado um tanto que difícil, por isso a necessidade urgente de que a sociedade se faça presente em discussões e ações para a melhoria na prevenção e erradicação deste mal.
Por fim, toda essa questão envolve escolaridade, moradia, situação conjugal, fonte de renda para o consumo, etc. e tudo isso está inserido num contexto maior, a saber: o meio social; logo, é impossível desvinculá-los e, assim, um torna-se causa do outro.
Depois, em mais 15 linhas, indique:
- A problemática das drogas vem sendo enfrentada por meio de duas perspectivas: a segregação e inclusão. Como você entende essas duas perspectivas? (Você pode fazer uso de casos práticos para exemplificar ambas as perspectivas).
No que diz respeito à segregação, um dos casos mais conhecidos e tristes do Brasil encontra-se no centro da cidade de São Paulo em um lugar popularizado como Cracolândia. Neste lugar o consumo da droga não encontra barreiras nem mesmo por parte do Estado. Este, detentor do dever de manter a ordem pública e o bem social nada tem feito para reverter esta situação. O pior é que lugares como esse tem se tornado verdadeiras cidades para o consumo, o tráfico e a disseminação deste vício e de outras doenças. Mas não é apenas o Estado que tem deixado de lado os viciados em drogas; professores e pais assistem aos jovens se envolvendo neste drama e não conseguem apoiá-los no sentido de evitar o vício. Pelo contrário, até mesmo a família vira as costas e se eximem deste problema.
...