Uma Metodologia Para Gerenciamento de Projetos de Business Intelligence
Por: edgarbretas • 21/9/2018 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
Atividade Aberta 04 – Gestão da Informação Virtual
Atividade : Baseado no texto abaixo, identificar, comparar e analisar as vantagens e desvantagens
do e-BI sobre os métodos tradicionais, em relação ao material disponível nesta unidade (Slides, “Gestão da Informação” – autor Paulo Isnard e “Fundamentos de um PEI” – Laércio Serra).
e-BI: Uma Metodologia Para Gerenciamento de Projetos de Business Intelligence
As metodologias utilizadas em projetos de business intelligence, podem variar de acordo com a necessidade real de uma organização. Algumas adotam um sistema de Data Warehouse amplo que possibilita para a organização uma criação de Data Marts (repositório de dados que formam o conjunto de dados de um Data warehouse) que se integram de maneira harmônica, contudo, os custos podem ser acima da realidade da organização.
Por outro lado, existem projetos de business Intelligence que possuem uma metodologia mais enxuta, que agem com uma utilização dos Data Mart de maneira fragmentada (Super Marts) que se integram formando uma Data Warehouse, porém, é uma metodologia que pode resultar em uma comunicação deficitária entre as Data Marts. Estes projetos por sua vez, atendem necessidades ligadas à estratégias de curto prazo.
De acordo o autor do texto apresentado, a “compatibilidade entre as dimensões dos Super Marts, e a determinação de padrões de dados são pontos chaves da metodologia, tornando possível a coesão entre os Super Marts e formando um Data Warehouse evolutivo, íntegro, amplo e robusto.”
A partir desta definição, surge o conceito de Evolution Business Intelligence (e-BI), uma metodologia para projetos de business inteligence que utilizem da linda do Data Warehouse evolutivo. Sua função primordial seria criar Super Marts que consigam trabalhar de forma evolutiva, transformando os dados em conhecimento de maneira mais ágil e eficaz. As Características fundamentais e que podemos chamar de vantagens do e-BI são a alta orientação ao negócio do cliente, o trabalho cooperativo e a modularidade. A alta orientação voltada para o cliente, auxilia de forma direta o oferecimento de consistentes respostas para os tomadores de decisões, enquanto o trabalho cooperativo, exerce papel fundamental no gerenciamento de pessoas, causando melhorias nos prazos estabelecidos pela organização e por sua vez, a modularidade é utilizada em todos as fases do e-BI, onde cada uma é formada por um conjunto de processos que posteriormente serão documentados e discutidos
Entretanto, existem variáveis que podem causar certos fracassos no planejamento do e-BI. Podemos citar o envolvimento com o cliente algo essencial para resultados fundamentados, e para o alcance dos objetivos. A identificação precisa das necessidades e definição das prioridades, deve ser executada de maneira eficaz, pois existe um grande índice de projetos mal sucedidos por falta de foco da empresa e dos envolvidos no processo. Esta realidade mostra a necessidade de um projeto de BI em se trabalhar o treinamento dos usuários, visando pontencializar suas qualidades vencendo as dificuldades quanto ao uso do sistema.
...