Uma medida de instrução funcional
Tese: Uma medida de instrução funcional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelN2013 • 28/10/2013 • Tese • 682 Palavras (3 Páginas) • 318 Visualizações
Aos cem anos de idade, aposentada volta à escola para ler
e escrever
Aposentada de cem anos aprende a ler e escrever em Londrina (PR) A aposentada Isolina Mendes Campos viveu um século sem conseguir ler e escrever. Agora decidiu reverter a situação. Aos cem anos de idade, a vovó estudante é um dos 45 matriculados no curso de alfabetização de jovens e adultos da Escola Municipal Moacyr Camargo Martins, em Londrina (PR).
De acordo com a diretora da escola, Regina Pierotti, a presença da aluna centenária despertou a admiração dos mais jovens."Ela é perseverante, tem vontade de aprender. Faz questão de chamar o professor para uma explicação mais detalhada", diz a diretora.
Isolina ingressou no curso em 1998, mas teve de deixar as aulas por problemas de saúde. Agora, em plena forma, resolveu voltar. “Quero dar o exemplo a quem está pensando em estudar”, afirma a aposentada. E a disposição dela não para nos estudos. Ela garante que, se a idade permitisse, procuraria um emprego. “Não gosto de ficar parada”, conta. Um dos filhos de Isolina, o motorista aposentado Raimundo Xavier Mendes, 62, leva a mãe para a aula período noturno. Ele conta que ela gosta de manter a independência sempre e faz questão de ter um lugar só seu na casa, apesar de os dois viverem juntos. E afirma estar feliz com a admiração que o gesto da mãe despertou na escola e no bairro onde moram.
junho/2011
QUESTÕES
1.) Faça uma pesquisa sobre os níveis de alfabetização usados pelo Indicador de Alfabetismo Funcional.
2.) Como tornar a educação brasileira mais eficiente?
3.) Elabore uma síntese do vídeo Vida Maria.
4.) Faça a relação entre o texto da reportagem e o vídeo Vida Maria. (Mínimo de 10 linhas).
Leia a poesia “Retrato” de Cecília Meireles:
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?
5.) Esse poema se estrutura numa comparação entre como a pessoa era no passado e como ela é no presente. Para isso, o eu-poético utiliza-se de alguns termos para caracterizar as partes do corpo desse eu que está sendo desenhado ao leitor. Exemplifique.
6.) A autora utilizou-se de alguns recursos, entre eles, o uso de adjetivos que servem para caracterizar estados dos seres. Extraia do poema alguns exemplos.
7.) Faça uma pequena pesquisa sobre Cecília Meireles e quais são as características constantes em sua obra.
8.) Leia a Poesia de Meireles “A velhice pede desculpas” e o poema de Olavo Bilac “A velhice”.Em seguida responda:
a) Destaque os pontos comuns entre os poemas.
b) Como é retratada a velhice em cada poema.
A Velhice Pede Desculpas
Tão velho estou como árvore no inverno,
vulcão sufocado, pássaro
...