VERDE DE BROMOCRESOL
Por: Ariiane Lavigne • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 279 Palavras (2 Páginas) • 3.294 Visualizações
Introdução
O verde de bromocresol é normalmente utilizado como indicador ácido-base em reações químicas. Neste experimento sua constante de dissociação será determinada de acordo com a absorbância apresentada por algumas soluções contendo o mesmo em suas formas ácida, básica e intermediária.
Objetivo
Determinar as absorbâncias das formas ácida, básica e intermediárias do Verde de Bromo Cresol, em solução aquosa, no comprimento de onda de máxima absorção de sua forma básica. Determinar o pH destas soluções através do uso de potenciômetro. Calcular as concentrações hidrogeniônicas das soluções através dos valores de pH e do cálculo de soluções tampão. Determinar a constante de dissociação do Verde de Bromo Cresol, KVBC, utilizando as concentrações hidrogeniônicas dos dois métodos e compará-la com o valor de literatura.
Revisão da Literatura
O verde de bromocresol é muito utilizado como indicador. Apresenta-se em forma de cristais de cor amarela. Por ser um composto tóxico deve-se evitar seu contato com a pele, olhos e inalação.
Tem fórmula molecular: C21H14Br4O5S. Massa molecular: 698,05g. Ponto de fusão: > 218,00 ºC.
O Verde de Bromo Cresol, e m solução aquosa, apresenta o seguinte equilíbrio:
Adotando-se HB1- para a forma ácida e B2- para a forma básica, pode-se representar sua constante de dissociação por:
K_VBC= ([H^+ ][B^(2-)])/([〖HB〗^(1-)])
Existem alguns ácidos fracos que possuem certa cor quando estão em sua forma molecular e uma cor diferente quando estão na forma ionizada. Isso pode ser útil, pois dependendo da cor da solução podemos saber se o ácido está ionizado ou não. Mais do que isso, podemos saber a concentração do íon Hidrogênio na solução. Por isso dizemos que esses ácidos fracos são indicadores da concentração do íon Hidrogênio. Podemos chamar essas substâncias de Indicadores.
HInd ⇌H^++〖Ind〗^-
cor A corB
...