É Comum no meio familiar o convívio com pessoas idosas
Por: wellingtonollv • 15/12/2017 • Trabalho acadêmico • 2.387 Palavras (10 Páginas) • 396 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA[pic 1]
CAMPUS DE FLORIANÓPOLIS
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE METAL E MECÂNICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA
MARINA SODRÉ
MARCOS LICHTENFELS
LETICIA MARTINS
WELLINGTON OLIVEIRA
PATRICK DANILO
ROB
FLORIANÓPOLIS, Junho de 2015
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
CAMPUS DE FLORIANÓPOLIS[pic 2]
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE METAL E MECÂNICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA
MARINA SODRÉ
MARCOS LICHTENFELS
LETICIA MARTINS
WELLINGTON OLIVEIRA
PATRICK DANILO
ROB
Projeto de Pesquisa submetido ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina como parte dos requisitos para aprovação na Unidade Curricular Comunicação e Pesquisa do curso de Engenharia Mecatrônica.
Professores Orientadores: Édson Melo e Maurício Stivanello.
FLORIANÓPOLIS, Junho de 2015
SUMÁRIO
[pic 3]
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA………………………………………………………….04
1.2 JUSTIFICATIVA (Marina)
1.3 OBJETIVO GERAL (Marcos)
1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS (Marcos)
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 OS ROBOS DE SERVIÇO NA SAÚDE ( Wellington )
2.2 TECNOLOGIAS APLICADAS AO PROTOTIPO
2.2.1 Robôs de telepresença (Letícia)
2.2.2 Sistema Android (Wellington)
2.2.3 Sistema Arduíno (Marcos)
3 METODOLOGIA (Patrick)
3.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA
4 RECURSOS (Patrick)
5 CRONOGRAMA
6 RESULTADOS ESPERADOS (Patrick)
REFERÊNCIAS PRELIMINARES
APÊNDICES..........................................................................................
APÊNDICE A – (TÍTULO).......................................................................................
APÊNDICE B – (TÍTULO).......................................................................................
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da tecnologia tem como objetivo principal facilitar, auxiliar e/ou entreter os seres humanos. A robótica, em especial, tem papel importante ao que diz respeito à facilitação ou substituição de trabalhos anteriormente realizados pelo homem.
Com a precisão e o aperfeiçoamento de máquinas robóticas ao longo deste século, diversas áreas receberam o auxílio da tecnologia. Uma das mais beneficiadas é a área médica.
É cada vez mais comum encontrarmos robôs no interior de hospitais que auxiliam no trabalho de enfermeiros e médicos, seja em tarefas comuns como entregar remédios e as refeições, ou até mesmo nas delicadas cirurgias médicas, também como a criação de órgãos artificiais.
O interesse da medicina neste campo tecnológico é justificado pela precisão e menor perspectiva de erros cometidos contra o paciente que a programação de máquinas como os robôs podem reduzir ou até mesmo evitar.
Assim este trabalho tem como objetivo construir um dispositivo controlado por um sistema embarcado que auxilia o tratamento de doenças controladas por remédios a pessoas idosas lembrando-lhe o horário e que medicamento deve ser ingerido pelo paciente em questão.
- PROBLEMA DE PESQUISA
É comum no meio familiar o convívio com pessoas idosas. Levando em conta as dificuldades enfrentadas por aqueles responsáveis por administrar a medicação destes parentes, surge o problema de pesquisa deste trabalho: com qual configuração é possível desenvolver um protótipo controlado por um sistema embarcado (Arduíno) que faça a entrega de medicamentos no horário programado para pessoas idosas que necessitam de recursos farmacêuticos?
1.2 JUSTIFICATIVA
A robótica possui muitos pontos positivos em relação ao trabalho realizado por seres humanos. As máquinas de automação realizam tarefas com precisão, qualidade, segurança e flexibilidade, tendo em mente que podem ser programados por nós, seres humanos.
O advento da tecnologia tem se estendido para além das indústrias e já chegam na rotina das pessoas das mais diversas formas.
Uma das áreas que exigem mais precisão é a da saúde. Graças ao desenvolvimento e acesso do homem a máquinas cada vez mais modernas, já é possível o contato de enfermos com robôs que fazem tarefas anteriormente destinadas a médicos e enfermeiros, muitas vezes em escassez nos hospitais.
Uma população que vêm crescendo no país e que muitas vezes necessita de atenção à saúde são os idosos. Seja em hospitais, casas de repouso ou no cotidiano domiciliar, esta faixa etária procura cada vez mais a independência.
Este trabalho se justifica ao dar uma solução a pessoas que necessitam de medicamentos diários, às vezes em grandes quantidades, e precisam de ajuda externa (familiares, ou enfermeiros) para lembrar-lhes o horário ou a medicação a ser tomada.
Pretende-se construir um robô que atenda as ocorrências citadas no parágrafo anterior, proporcionando ao idoso maior precisão e cuidado a saúde.
1.3 OBJETIVO GERAL
O objetivo principal dessa pesquisa é construir um dispositivo de sistema embarcado controlado que auxilia no tratamento de doenças controladas via medicamentos á pessoas idosas lembrando-lhe o horário e que medicamento deve ser ingerido pelo paciente em questão.
1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Determinaram-se os seguintes objetivos específicos nesse projeto:
- Selecionar os componentes eletrônicos (tablet, motores, drivers, Arduino, etc) e estruturais (chapa de compressado mdf);
- Definir as características do sistema, tais como design e funcionalidades e especificar limitações, como a de utilizar somente o necessário para o seu funcionamento;
- Fazer a programação do sistema a ser embarcado no Arduíno;
- Realizar a montagem do protótipo;
- Testar funcionalidades e procurar falhas no sistema e funcionamentos;
2 REVISÃO DA LITERATURA
Segundo (K.G.Engelhardt) citado por (CUNHA, 1995), define-se robótica de serviço como sistemas que funcionam como ferramentas programáveis que podem agir para beneficiar ou habilitar os humanos.
...