Ética profissional e Relações Humanas e Sociais
Por: Ronaldo Ranieri Da Silva Alves • 11/7/2024 • Trabalho acadêmico • 577 Palavras (3 Páginas) • 50 Visualizações
[pic 1]
Disciplina | Imersão Profissional: Ética profissional e Relações Humanas e Sociais |
Tutor Externo | Francisco Aurélio Paiva |
Turma | FLC52072-IPC |
Acadêmicos | Adriano Bahr, Luciane de Jesus, Maria Bianca Marques Santiago e Ronaldo Ranieri da Silva Alves |
Entrevista
- Quais são os principais desafios que você enfrenta em seu trabalho diário?
R: Acredito que o perigo de andar pelas ruas, já que a gente á uma polícia de patrulha, estamos sempre expostos a tudo e atodos.
- Como a tecnologia tem impactado a investigação criminal nos últimos anos?
R: O avanço da tecnologia nos auxilia na celeridade da investigação, pois equipamentos, hardwares e softwares mais avançados permitem uma redução de tempo na investigação, com a conseqüente finalização dos procedimentos policiais com mais celeridade.
- Qual foi o caso mais memorável em que você trabalhou e por quê?
R: O caso mais impactante foi o de um pai que agredira as filhas gêmeas de 36 dias pois elas choravam; uma teve o fêmur fraturado, e a outra, pela gravidade das lesões na cabeça, veio a falecer; não foi o caso da investigação mais difícil, mas pela repercussão e tamanha violência e, quem sabe, insanidade do autor do fato.
- Quais habilidades são essenciais para um profissional na sua área?
R: Em relação às habilidades, pessoas são diferentes, e cada uma pode ter alguma habilidade para ser explorada; o que não pode faltar são os sensos de justiça, de moral, de imparcialidade e de respeito; assim como, paciência, tolerância e perseverança.
- Como você lida com o estresse e a pressão associados ao seu trabalho?
R: Procuro deixar tudo relacionado ao trabalho naquele ambiente; aprendi a não levar problemas profissionais para casa (assim como os de casa, não vão comigo ao trabalho); acredito que tudo o que não tem solução, já está resolvido; paciência ajuda na resolução de problemas.
- Pode explicar a importância da colaboração entre diferentes departamentos policiais e outras agências?
R: Todos os órgãos que trabalham com Segurança Pública tem o seu mister; por vezes, se confundem, mas cada corporação tem claros seus afazeres: a Polícia Militar trabalha com policiamento ostensivo/preventivo; a Polícia Civil (também conhecida por Polícia Judiciária), investiga os crimes cometidos; a Polícia Científica (antigo IGP) auxilia na produção de Laudos Periciais; a Polícia Penal cuida dos detentos. Mas, apesar de diferentes razões de ser, o trabalho em conjunto acelera a busca pela paz social; tais órgãos são parceiros, e não rivais.
- Quais são os principais avanços na perícia forense que têm ajudado a resolver casos?
R: DNA e genética forense: Trans formado a Identificação de potenciais criminosos. Uma das mais significativas transformações na investigação criminal tem sido a habilidade de utilizar análises genéticas e de DNA para identificar indivíduos suapeitosde maneira precisa.
- Como a formação e o treinamento contínuo contribuem para a eficácia do trabalho policial?
R: Da mesma forma que o crime/criminosos se aperfeiçoa, a polícia também precisa evoluir, pois senão a briga é perdida; há que existir um aperfeiçoamento constante do material humano policial, além de todo o aparato tecnológico.
- Quais são as principais éticas e valores que guiam seu trabalho?
R: Penso que na área policial, devemos pautar nossas condutas sempre buscando preservar direitos, pois, ao contrário, estaremos nos tornando aquilo que combatemos; pode parecer estranho para alguns, mas o criminoso também é sujeito de direitos.
...