A ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Por: Dilmar Escobar • 4/6/2020 • Relatório de pesquisa • 591 Palavras (3 Páginas) • 128 Visualizações
NOME: DILMAR NORBERTO ALVARENGA ESCOBAR
CURSO: PEDAGOGIA DO ESPORTE
DISCIPLINA: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Visto que é evidente a questão sobre ética e responsabilidade social sempre esta entre os assuntos mais discutidos. Porem é necessário mais esclarecimento de forma mais sistemática que por um lado muitas organizações tentam estabelecer padrões de éticas e responsabilidade sociais em suas atividades e formas de gestão e por outro lado tem-se demonstrado o interesse por meio de acadêmicos, buscando apontar de forma a ética e as responsabilidades sociais deveriam se implantadas dentro das organizações.
Sendo a ética uma disciplina ou campo do conhecimento que trata da avaliação do comportamento de pessoas e organizações. A Ética lida com o que pode ser diferente do que é da aprovação ou reprovação do comportamento observado em relação ao comportamento ideal. O comportamento ideal é definido por meio de um código de conduta ou código de ética (MAXIMINIANO, 2008).
Quando fala- se de moral e a norma de conduta refere-se às situações particulares da vida quotidianas l. A ética, destituída do papel que normatiza ao menos no que diz respeito aos atos isolados, torna-se examinadora da moral. Dessa forma a moral normatiza e direciona a prática das pessoas, e a ética teoriza sobre as condutas, estudando as concepções que dão suporte à moral.
É muito importante não tratar a ética como uma fantasia ou alguma coisa que só existe no campo teórico. Ética é o exercício do respeito pelo outro; trata-se, pois, de uma tomada de decisão, uma questão de atitude. Em se tratando da responsabilidade social e as éticas estão ligadas. A ética é à base da responsabilidade social e se expressa por meio dos princípios e valores adotados pela organização.
De acordo com Chiavenato (2005) o comportamento ético acontece quando os componentes aceitam tais princípios e valores dentro de uma organização. E lembra que assim a organização incentiva e encoraja seus membros para o comportamento ético, servindo de exemplo para outras organizações, e aponta a correlação com o comportamento antiético, que se dá quando as pessoas desobedecem ao comportamento ético.
Visto que a responsabilidade social faz com que as organizações tenham que mudar sua conduta e há influências para tais mudanças, de acordo com as grandes transformações econômicas, políticas e sociais.
As pessoas atualmente têm muito acesso à informação. Nenhuma empresa quer hoje estar exposta a problemas judiciais pela questão da índole e honestidade. A mídia e uma esfera de informações pressionam e impõem as organizações a terem condutas diferentes e a sociedade civil exerce uma pressão grande para a mudança de comportamento
A conduta ética é um requisito muito importante e atuante nas organizações, sendo um elemento para a sua competitividade no mercado. Com o posto aumento da qualidade, compromisso e motivação do empregado, administrar uma força de trabalho diversa e, por último, o desafio de alcançar um comportamento ético.
As organizações enquadrar nesses princípios básicos e ser atenciosas não só as suas responsabilidades econômicas e legais, mas principalmente com suas responsabilidades éticas, morais e sociais.
Sabendo que os valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre o comportamento eticamente correta ou incorreto, quanto em parte do próprio individuo quanto em relações aos outros. A moral pode ser vista como um conjunto de valores e regras de comportamento que as coletividades sejam elas nações ou grupos sociais ou até mesmo organizações que julgarem corretos e desejáveis.
...