A Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: REINALDI • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.888 Palavras (8 Páginas) • 173 Visualizações
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Financeira[pic 1]
(PROINTER I)
Disciplinas:
Técnicas de Negociação
Comportamento Organizacional
Empreendedorismo
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Kátia Ivo Bastos – RA 8152744376
Keyla de Oliveira Tupinambá – RA 7375570177
Ribeirão Preto / SP
2015
Kátia Ivo Bastos – RA 8152744376
Keyla de Oliveira Tupinambá – RA 7375570177
Plano de Negócios para viabilizar um empreendimento visando resultados a curto, médio e longo prazo.
Relatório Parcial
Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira na Faculdade Anhanguera, sob a orientação do Tutor Presencial Josué Durães, à distância Osmar Guilherme Barboza.
Ribeirão Preto / SP
2015
- Introdução
Neste trabalho iremos analisar a construção de um Plano de Negócios para viabilizar um empreendimento visando às oportunidades de aprendizado pessoal e a construção de um projeto de vida social, buscando sucesso, expansão do negócio, inovação, criatividade e lucro.
Tal planejamento contribuirá para identificar e avaliar as oportunidades na criação de um produto novo, a captação de recursos necessários, a realização de pesquisas de mercado e a identificação dos pontos que farão desta empresa competitiva.
Para esta construção é necessário que o empreendedor seja ousado, corajoso, criativo, inteligente, dedicado, autoconfiante, otimista, informado e insistente, pois com essas características este empreendedor estará sempre à frente da concorrência.
Questionário
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: RBC Serviços e Informações Cadastrais Ltda (Ribercred)
Endereço: Rua General Osório, 855 – Centro.
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo
Ramo de Atividades: Correspondente Bancário
Produtos e/ou Serviços: Financiamentos
Data do Inicio das Atividades: Iniciamos as atividades em 16/12/2013
Entrevistado: José Valcir Garcia
- Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
Vários fatores me influenciaram a me tornar um empreendedor:
- desejo de mudança;
- oferta atraente considerando estrutura já existente;
- possibilidade de permanecer residindo na mesma cidade;
- oportunidades.
- Existem outros empreendedores em sua família?
Não, minha família não é uma família de empreendedores.
- Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
Minha ideia empreendedora nasceu durante meu MBA.
- Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
Graduei-me em Administração de Empresas e me pós graduei em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas. Há muita relevância entre minhas formações, experiências profissionais e meu empreendimento.
- Por que muitos profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento?
O principal fator que faz com que tenhamos excesso de cautela à empreender é o ambiente mercadológico brasileiro instável dado em função de políticas obscuras e de curto prazo. Além disso, há uma carga tributária muito pesada, que gera extrema dificuldade de investimento e impede visão estratégica de longo prazo.
- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
Todo negócio tem um ciclo de vida pelo qual a empresa tem que passar,o amadurecimento do empreendimento dependente de preparação, tempo, persistência, conhecimento, estudo contínuo e atitudes diversas e frequentes.
- De que forma na teoria e na prática a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
Ambas são essenciais ao sucesso de um empreendimento. Ética não é uma opção, é fator imprescindível para que todos os colaboradores tenham positividade suficiente para exercer suas funções e fazer com que o cliente tenha percepção dessa característica. As relações humanas são mais importantes do que o próprio produto, as relações humanas fortalecem as bases institucionais de uma companhia e geram clientes satisfeitos e fieis.
- Como você encontrou a oportunidade de empreender?
Eu trabalhava há 14 anos em uma multinacional e estava participando de um processo seletivo a um cargo semelhante em outra empresa com sede em São Paulo. Pois bem, aleatoriamente na terceira entrevista nessa empresa, com o diretor, surgiu a ideia de constituirmos uma empresa em Ribeirão Preto que fosse representante legal para o Interior. Então, foi sugerida uma sociedade com um já empresário para que constituíssemos a RBC. Fiquei sócio por telefone e sem conhecer a outra pessoa.
- Como você avaliou esta oportunidade?
Não avaliei tanto, considerei alguns fatores citados na primeira questão, considerei também o fato de que me associaria a um profissional com experiência e estrutura empresarial.
- Você já tinha um plano negócio? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
Não tive tempo para elaborar um plano de negócios, pois a oportunidade surgiu repentinamente e decidimos começar, entretanto, após o início me dediquei em aprender as características do mercado e do único fornecedor, tracei um mapa de crescimento, avaliei a cada momento os pontos fortes, as oportunidades, as ameaças e as minhas fraquezas.
- Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
Trabalhei por 15 anos no mesmo negócio como funcionário.
- Quais são suas forças e fraquezas?
Forças:
- sou representante de uma das maiores instituições financeira do país;
- Market Share de 26% dentro de nosso nicho de mercado;
...