A Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: casta • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 724 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração de Empresas
Unidade de Ensino: Rio Grande
Nome | Eduardo Correa Madeira |
RA | 3730733850 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração de Empresas
Unidade de Ensino: Rio Grande
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho,apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
É possível que exista profissão certa para cada pessoal...? Para isso, aos futuros profissionais deverão ter clareza sobre os seus valores, principios e crenças, refletindo em suas escolhas profissionais, sejam elas através de pesquisas e tendências de mercado ou seu ambiente interno e externo.
No entanto, é comum que profissionais tomem suas decisões de carreira baseados apenas em contingências externas. Entretanto, estas contingências mudam e, se cada um não levar em consideração seus próprios valores, crenças e objetivos de vida antes de fazer suas escolhas, possivelmente ocorrerão insatisfações durante sua trajetória. Objetivos de vida sofrem influências à medida que se vivenciam novas experiências e é natural que seja assim, conforme exposto por Sofia Esteves, fundadora do grupo DMRH e Cia de Talentos.
Para a Petrobras, de acordo com o seu portal, suas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios, orientada pela ética e pela transparência, adotando mecanismos de monitoramento, fiscalização e prestação de contas baseada em códigos e normas e estabelecendo parâmetros para o relacionamento com os públicos de interesse.
Embora a empresa elabora e estabeleça sua política organizacional, cabe aos seus colaboradores e gestores o entendimento e execução das políticas criadas.
A partir do momento que ambos perfis profissionais e culturais não estejam em compartilhamento, resultados da empresa serão distorcidos e negativos perante o seu público de interesse.
Na falta de harmonia na identificação é necessário, portanto, que os valores empresariais, os objetivos e as condutas adotadas pela empresa condizam com o perfil do trabalhador, estando de acordo com seus valores e crenças. A organização também tem sua visão, almejando tornarse o grande objeto de investimento, de acordo com o portal http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=82ckreys4 1/3 15/12/2014 RH Portal Cultura Organizacional : A Essência Da Organização Clima Organizacional ser uma parte boa do indivíduo, uma imagem perfeita e grandiosa, na qual ele possa se reconhecer e amar. Ela projeta a imagem da onipotência, do sonho que é possível e da promessa de gratificações. É o lugar onde é possível conciliar sua potência com a fragilidade do indivíduo. (MAXIMILIANO, 1986, p.100)
No entanto, no caso da empresa Petrobras tais resultados negativos, gerado pela não conformidade em relação aos valores, principios e crenças por ela estabelecido, causam prejuízos financeiros, descrebilidade aos seus investidores, ostilidade no mercado e sua imagem social, lembrando que a Petrobras é uma empresa pública com participação acionária na bolsa de valores.
Ficamos alerta aos colaboradores que perderem sua objetividade, interesse, sencibilidade e comprometimento aos interesses da empresa, pois podemos diagnosticar como erro no perfil escolhido pelo próprio profissional ou pela selação da empresa, ou desprendimento as políticas de adaptação inovadas pela empresa.
...