A ACESSIBLIDADE CULTURAL PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Por: Carine Silva • 30/8/2018 • Projeto de pesquisa • 779 Palavras (4 Páginas) • 104 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL DAVID CAPISTRANO
BRUNA CORRÊA ALMEIDA Nº 11
CARINE SALVADOR DOS SANTOS SILVA Nº 15
DANIELA DE SOUZA Nº 19
DEISE GOMES Nº 22
2001
TEATRO COMO ACESSIBLIDADE CULTURAL PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
NITERÓI
2018
BRUNA CORRÊA ALMEIDA Nº 11
CARINE SALVADOR DOS SANTOS SILVA Nº 15
DANIELA DE SOUZA Nº 19
DEISE GOMES Nº 22
TEATRO COMO ACESSIBILIDADE CULTURAL PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Trabalho apresentado á disciplina de Língua Portuguesa e Filosofia para obtenção da nota bimestral.
Profª Lídia Ferreira e Salvador César
NITERÓI
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO........................................................4
- CONCEITO DA ARTE...............................................5
- FUNÇÃO DA ARTE..........................................6
- TEATRO COMO INCLUSÃO DOS DEFICIENTES..........7
- CONCLUSÃO...........................................................8
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................9
- INTRODUÇÃO
A proposta inicial é, relacionarmos o artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos com o teatro. O artigo 1 diz que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” E, ainda, que todas as pessoas têm direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade e usufruir das artes.
Assim como a maioria das áreas de conhecimento da humanidade, a arte sofreu e promoveu no último século um volume de rupturas e mudanças nunca antes observado na história. No entanto, enquanto a evolução de muitas ciências direcionou-se para o desenvolvimento de leis e modelos cada vez mais específicos, precisos e controláveis, a arte não só deu continuidade como intensificou sua vocação pela busca desprendimento das normas e padrões pregados. Ao incentivarmos iniciativas artísticas acessíveis para as pessoas com deficiência, estamos também colaborando para a disseminação de algumas condições de vivemos dão sustentação a qualquer pretensão de se construir uma sociedade inclusiva.
- CONCEITO DA ARTE
Arte é conhecimento, e partindo deste princípio, pode-se dizer que é uma das primeiras manifestações da humanidade, pois serve como forma do ser humano marcar sua presença criando objetos e formas que representam sua vivência no mundo, o seu expressar de ideias, sensações e sentimentos e uma forma de comunicação. Dentre seus possíveis conceitos a “arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções”, por isso, para a apreciação da arte é necessário aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte.
2.1 FUNÇÃO DA ARTE
A arte é um meio pelo qual o homem transforma o mundo através do conhecimento, pois quando algum artista pratica a arte ele pretende passar algo novo, suas idéias e pensamentos. No entanto, isto pode ser observado nos primórdios com as pinturas, que deixavam para as outras pessoas, conhecimentos anteriores a eles que depois foram se desenvolvendo e se aprimorando com o decorrer do tempo.
Na verdade, a função essencial é a de fazer esclarecer e incitar à ação; sendo necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e transformar o mundo em que vive.
- TEATRO COMO INCLUSÃO DOS DEFICIENTES
Como já havíamos falado na introdução, a Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que “qualquer que seja a origem, natureza e gravidade de suas deficiências, têm os mesmos direitos fundamentais como cidadania, o que implica, antes de tudo, o direito de desfrutar de uma vida decente, tão normal e plena quanto possível”.
Há uma instituição chamada “British Council”, sendo uma organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e as oportunidades educativas ciaram um conhecimento e uma compreensão cordiais entre as pessoas do Reino Unido e dos outros países, incluindo o Brasil. No qual eles mudam vidas através da criação de oportunidades, da construção de e da geração de confiança entre os participantes de diversos etnias, gêneros, nacionalidade etc.
...