A ADVERSIDADE DA LOUCURA COMO POTENCIAL TURÍSTICO DA CIDADE DE BARBACENA - MG
Dissertações: A ADVERSIDADE DA LOUCURA COMO POTENCIAL TURÍSTICO DA CIDADE DE BARBACENA - MG. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuisaJones • 9/2/2015 • 784 Palavras (4 Páginas) • 465 Visualizações
Introdução
Para a EMBRATUR “atrativo turístico” é todo lugar, objeto ou acontecimento de interesse para o turismo. Atualmente no Brasil e no mundo a demanda por novos nichos de atrações turísticas vem crescendo em progressões geométricas, assim, este processo de descoberta de atrativos turísticos é extremamente dinâmico, e depende de diferentes variáveis. Uma dessas variáveis seria a resistência da população local em reconhecer aquele acontecimento, objeto ou lugar como atrativo, na maioria das vezes simplesmente pela falta de informação ou pela aversão natural da sociedade à mudança.
Esta pesquisa tem por escopo a apresentação de um case contemporâneo que tem como palco o município de Barbacena, cidade pacata da região da serra da Mantiqueira na Zona da Mata mineira. Nesta região foi proposta, a partir das últimas décadas, uma virada cultural na sociedade local, que é a de transpor o preconceito da adversidade de cidade dos loucos, para a oportunidade do “turismo da loucura” ¹. Apesar do grande potencial turístico, pela questão histórica e pela produção de rosas que a faz conhecida internacionalmente como a “Cidade das Rosas”, a loucura ainda é tratada pejorativamente pelos seus cidadãos.
Os resquícios do passado de cidade polo da loucura, por já ter abrigado sete hospitais psiquiátricos, entre eles o primeiro e maior de Minas Gerais, o Hospital Colônia de Barbacena, encontram-se arraigados em sua população, apesar da cidade já ser referencia nacional do movimento antimanicomial e de já possuir um Museu da loucura e um festival de mesmo nome que já faz parte da agenda cultural do município.
É completamente aceitável o fato de muitos barbacenences, principalmente a população mais conservadora da cidade que vivenciou com muita proximidade a trajetória de parentes, amigos e desconhecidos que sofreram na pele os maus tratos que integravam os programas desumanos de tratamentos usados nos manicômios, terem esta reserva contra o potencial turístico associado loucura. No entanto, o processo de informação, tanto da luta travada contra os maus tratos quanto à quebra do estigma de cidade dos doidos levou a cidade à referência nacional no embate antimanicomial e descortinou potencialidade turística que se escondia no preconceito e nas lembranças daqueles que um dia presenciaram os horrores dos interiores de clinicas como na Clinica da Mantiqueira às margens da BR - 040.
Justificativa
O presente trabalho tem sua justificação apoiada na contribuição acadêmica, na conclusão de minha graduação no curso de Turismo e na perspectiva de trazer à tona a discussão de atrativos turísticos que não são explorados devido à falta de informação e sensibilização da comunidade local de Barbacena.
Para meu projeto de pesquisa de conclusão de curso escolhi este tema pelo fato da cidade de Barbacena fazer parte da minha história, a grande parte da minha família é de lá, e por perceber de perto esta dificuldade de aceitação do histórico da loucura como um possível atrativo turístico para a cidade.
Ainda que renegado por uma parte dos barbacenense, este histórico da loucura é parte da identidade cultural da cidade, e é justamente por este motivo que acredito que um reconhecimento,
...