A ANGUSTIA DA VIDA EXECUTIVA
Pesquisas Acadêmicas: A ANGUSTIA DA VIDA EXECUTIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: martagr • 29/10/2014 • 480 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O avanço das tecnologias da informação operou mudanças fundamentais na sociedade, que está vivenciando um processo de quebra de padrões entre a privacidade e espaço comum, e o desrespeito de valores éticos e morais do cidadão.
Buscaremos entender como a sociedade de informação e conhecimento vem interferindo no cotidiano das pessoas e das empresas proporcionando maior flexibilidade das informações, entretanto seu uso deve ser parametrizado levando em consideração os valores morais e éticos.
Balizados em artigos e textos que reflete os paradigmas do avanço tecnológico e os desafios para o seu uso de forma legal e responsável, respeitando os limites da privacidade humana.
2 DESENVOLVIMENTO
Atualmente a humanidade vivencia um avanço surpreendente, saindo de séculos de atraso para uma revolução tecnológica.
O desenvolvimento da tecnologia trouxe vários benefícios para o homem, dos quais o principal foi tornar o cotidiano mais fácil e mais produtivo. Interpretadas como motores do progresso, as inovações tecnológicas foram implantadas sem cuidado com seus possíveis efeitos prejudiciais.
Sociedade da Informação é um termo – também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia – que surge no fim do século XX, com origem no termo globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão. (Segundo o sociólogo D. Bell, 1973)
Com a produção de informação vieram grandes benefícios no que se refere aos avanços científicos, seja na comunicação, no lazer, processamento de dados e busca de conhecimento. Concomitante, tivemos o dilema da saturação da informação. Foi com a presença da máquina, que substituindo o papel, passou a ser a forma mais prática e fácil de acumular informação.
"A informação pode adicionar o nosso corpo de conhecimento, reestruturá-lo ou alterá-lo uma vez que o indivíduo absorveu a informação, a trabalhou, a comparou a conhecimento prévio, a interpretou e a avaliou." Karlöf et al, 2001
O avanço da informação possibilitou a formação de uma sociedade onde a criação, a distribuição, a difusão, o uso e a manipulação de informação é uma atividade económica, política e cultural muito importante. Entretanto, a ciência é nos dias de hoje, detentora de um imenso poder que é capaz de conhecer, controlar e intervir na Natureza, no Homem e na Sociedade em que vivemos. Contudo, a privacidade é a capacidade de um indivíduo ou grupo de manter sua intimidade não divulgada. No Brasil, assim como em muitos outros países, a privacidade é um direito garantido por lei; no entanto a preservação da privacidade é de responsabilidade do individuo ou grupo, que não deseja exposição.
CONCLUSÃO
Diante da impossibilidade de bloquear o avanço tecnológico será importante que o Poder Legislativo estar atentos a esta evolução tecnológica e seus efeitos negativos, zelar pela integridade física e mental das pessoas (por meio de novas formas de testes pessoais e corporais); sobre a privacidade de seus lares; sobre a deterioração dos ambientes de trabalho (devido às técnicas de automação) se necessário criando novas leis para
...