A AUDITORIA PÚBLICA
Por: CASILLO • 15/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 325 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Disciplina: AUDITORIA PÚBLICA
Profa. HALCIMA
Tutora: EDMILSON
Aluno: CASILLO PRAXEDES DE AQUINO
Matrícula: 2013.056.197
Atividade da Primeira Semana
1. A Instrução Normativa nº 01, de 06 de abril de 2001, da Secretaria Federal de Controle, Seção II, dispõe que a auditoria é “o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal. Trata-se de uma importante técnica de controle do Estado na busca da melhor alocação de seus recursos, não só atuando para corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão e, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências, buscando garantir os resultados pretendidos, além de destacar os impactos e benefícios sociais advindos”.
Partindo dessa concepção, seria possível afirmar que a auditoria é uma importante técnica de controle? Justifique sua resposta.
Sim, indiscutivelmente. Segundo Belém (2008), se a auditoria objetiva garantir os resultados operacionais na gerência da coisa pública como ferramenta de controle, então ela é indispensável na gestão pública, não só como auditoria investigativa, mas principalmente como auditoria de gestão, ou seja, aquela que realiza o acompanhamento dos atos e fatos relevantes ocorridos durante a gestão de período auditado, a fim de que o gestor tenha uma visão global da administração pública e não apenas de determinados setores da administração.
2. Segundo critérios adotados no livro da disciplina de Auditoria pública, apresente dois aspectos/procedimentos que diferenciem a auditoria Interna da Externa.
AUDITORIA INTERNA:
1 – É realizada por empregado da empresa auditada,
2 – O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa,
3 – A revisão das atividades é contínua.
AUDITORIA EXTERNA:
1 – É realizada através de contratação de um profissional independente,
2 – O trabalho é subdividido em relação às principais contas do balanço e da demonstração de resultado,
3 – O exame das informações comprobatórias das demonstrações é periódica, geralmente anual.
CASILLO P. AQUINO
POLO: IFRN
NATAL, 14.03.2015 – 21:00h
...