A Alfabetização Do Individuo Surdo: Primeiro Em LIBRAS Ou Em Português?
Monografias: A Alfabetização Do Individuo Surdo: Primeiro Em LIBRAS Ou Em Português?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lgmg • 12/3/2014 • 399 Palavras (2 Páginas) • 657 Visualizações
A alfabetização do individuo Surdo: primeiro em LIBRAS ou em Português?
Qual é a fase ideal para a aquisição da LIBRA pelo surdo?
Vgotsky e Hawkins defendem uma faixa etária correta para tornar um indivíduo íntimo de seu mundo, o período da primeira infância, que vai até os cincos anos de idade, aproximadamente, e é conhecido como período crítico.
Nesse período, a criança faz a aquisição da linguagem; ela utiliza várias hipóteses, experimentando diversas possibilidades até estruturar seu pensamento e sua gramática, ou seja, suas regras de comunicação.
É nesse período que o indivíduo surdo deve ter contato com a LIBRA, para, assim como o ouvinte, conhecer seus parâmetros e compreender sua gramática. Com uma estruturação sólida e um domínio pleno de sua língua materna, ele poderá aprender novas línguas e seus símbolos.
Justifique porque o letramento é fundamental na aquisição da Língua Portuguesa para o surdo.
É preciso alfabetizar e letrar o surdo em LIBRAS, para que ele adquira habilidade na escrita do Português e vá além de sua mera decodificação. A LIBRA simboliza a língua escrita, tornando-a objeto de interação espontânea e entendimento, que são os requisitos para capacitar uma pessoa como letrada.
Devemos lembrar que o processo de letramento muda a forma de pensar do indivíduo e pode libertá-lo do alienamento em que vive. O letramento muda a forma de o indivíduo lidar com o mundo, transforma sua realidade, e, esperamos que seja sempre para um nível de vida melhor.
O letramento do surdo tanto na sua língua, a LIBRAS, e principalmente no Português, a língua com a qual ele se comunica com a sociedade, não pode subestimá-lo; ele tem o direito de ser visto com um indivíduo diferente, e não menor; deve ter seus direitos, deveres e sua cultura respeitada.
Responda ao titulo do texto: devemos alfabetizar o individuo Surdo: primeiro em LIBRAS ou em Português?”
Verificamos, portanto, que a língua materna do surdo é a LIBRAS, uma vez que é esta a língua que ele adquire espontaneamente e que ele pode dominar plenamente, pois utiliza o meio espaço-visual, que é o normalmente desenvolvido pelo indivíduo surdo, e a Língua Portuguesa é sua segunda língua, já que ela não é natural para este indivíduo e sua apropriação é comprometida.
Com base nesse pressuposto bilíngüe, defendemos que ocorra a alfabetização e o letramento em LIBRAS anteriormente à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa, seja qual for sua modalidade, oral ou escrita.
...