A Arte Do Conhecimento
Pesquisas Acadêmicas: A Arte Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bruna202427 • 10/3/2014 • 2.567 Palavras (11 Páginas) • 403 Visualizações
GENÉTICA – RESUMO!!! (Simbora, S1!!!!!!!!!!!!!!!)
TIPOS DE DOENÇAS GENÉTICAS
1. Distúrbios cromossômicos
a. Cromossomos inteiros ou grandes segmentos:
i. Não existem
ii. Estão duplicados
iii. Estão alterados
iv. Ex.: Down, Turner, Klinefelter, Patau (Crm. 13), Edward (Crm. 18)
2. Distúrbios monogenéticos (condições “mendelianas”)
a. São alterados genes isolados
i. Ex.: Fibrose cística, Talassemia, Duchenne, Hemofilia A, Huntigton, Marfan, Neurofibromatose 1, PKU, Anemia falciforme, etc.
3. Distúrbios multifatoriais
a. Combinação de múltiplas causas genéticas e ambientais
i. Ex.: fenda labial e/ou palatina, doenças cardíacas e diabetes, cânceres, Alzheimer, etc.
4. Distúrbios mitocondriais
a. Causados por alterações no pequeno cromossomo mitocondrial citoplasmático
i. Ex.: Neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON), epilepsia mioclônica.
REPLICAÇÃO DO DNA
• Consiste basicamente no rompimento das fracas pontes de hidrogênio entre as bases, deixando um único filamento de DNA com suas bases não pareadas.
• A DNA polimerase é uma das principais enzimas na replicação. Ela percorre o filamento único de DNA adicionando nucleotídeos livres na extremidade 3’ do novo filamento. Logo, a replicação se faz de 5’ para 3’.
• As bolhas de replicação permitem que a replicação do DNA ocorra em múltiplos locais do cromossomo, acelerando muito o processo de replicação.
TRANSCRIÇÃO
• É o processo pelo qual é formada uma sequência de RNA a partir de um molde de DNA. O tipo de RNA produzido é o MENSAGEIRO (mRNA)
• Início da trancrição:
o RNA polimerase II se liga ao sítio promotor do DNA (um promotor é uma sequência de nucleotídeos que fica antecedendo um gene).
o RNA polimerase separa os filamentos de DNA, expondo as bases
o Um dos dois filamentos de DNA serve de molde para a sequência de nucleotídeos do mRNA
o RNA polimerase move-se no sentido 3’ para 5’ ao longo do molde de DNA, montando o mRNA complementar de 5’ para 3’.
o Logo após o início: a ponta 5’ da molécula crescente de mRNA recebe um “cap” pela adição de uma guanina modificada, parece que esse “cap” evita que a molécula de RNA seja degradada durante a sua síntese
o A transcrição segue até uma sequência terminalizadora ser atingida.
o Uma série de Adeninas são adicionadas à ponta 3’, é a cauda poli A, pode estar envolvida na estabilização da molécula de mRNA, evitando que ela seja degradada ao atingir o citoplasma.
o Assim que termina a transcrição o mRNA é chamado de transcrito primário.
• REGULAÇÃO DA EXPRESSÃO GÊNICA
o Muitas proteínas diferentes participam do processo de transcrição, algumas são necessárias para a transcrição de todos os genes estruturais, e são chamados de fatores gerais de transcrição. Outras, chamadas de fatores específicos de transcrição, têm funções mais específicas, ativando apenas alguns genes.
o Uma transcrição efetiva:
Fatores gerais de transcrição, que se ligam à RNA polimerase e à sequências específicas de DNA na região do promotor (como o TATA, por exemplo).
o A atividade transcricional de genes específicos pode ser aumentada pela interação com sequências chamadas de acentuadores (enhancers), que podem estar antes ou depois do gene, pertecem a uma classe de fatores específicos de transcrição chamados de ativadores, que se ligam a uma outra classe de fatores específicos de transcrição, os co-ativadores, que se ligam ao complexo geral de fatores de transcrição.
o Logo, interações entre:
o Silenciadores ajudam a reprimir a transcrição de genes por meio de uma série semelhante à descrita acima.
• SPLICING (Recomposição gênica)
o O transcrito primário de mRNA é exatamente igual à sequência de bases do molde de DNA. Em eucariontes, uma etapa importante ocorre antes que este RNA transcrito deixe o núcleo. Trechos do RNA são removidos por enzimas nucleares, e as secções restantes são reunidas para formar o mRNA funcional, que irá migrar para o citoplasma. As sequências excluídas são chamadas de íntrons e as que ficam para codificar proteínas são chamadas de éxons.
o Alguns genes contêm sítios alternativos de recomposição (splicing alternativo), o que permite que o mesmo transcrito primário seja processado de modos diferentes, produzindo ao final proteínas diferentes a partir do mesmo gene.
DNA
mRNA primariamente transcrito
Transcrito final de mRNA
TRADUÇÃO
• É o processo pelo qual o mRNA fornece um molde para síntese de um polipeptídeo. Ele interage com o tRNA, que tem um sítio em sua ponta 3’ para a ligação de um aminoácido covalentemente. Na ponta oposta, há uma sequência de três nucleotídeos chamada de anticódon, que pareia com o códon apropriado do mRNA.
• A função do rRNA é auxiliar a ligação do mRNA e do tRNA ao ribossomo.
• Ribossomo se liga ao códon AUG (metionina). Em seguida, o ribossomo liga o tRNA, pareando-os. Ribossomo move-se de 5’ para 3’, no mRNA. O terminal amino no polipeptídeo corresponde à ponta 5’ do mRNA, e o terminal carboxila, à ponta 3’.
• Detalhe da estrutura de um gene (DNA):
...