A Associação Brasileira de Arquitetura de Ensino
Tese: A Associação Brasileira de Arquitetura de Ensino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Parangaba • 19/8/2014 • Tese • 740 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
O que é :
A Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo é uma entidade sem fins lucrativos reconhecida por sua intensa e responsável atuação pela melhoria na qualidade de ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil.
Foi fundada inicialmente em novembro de 1973 como associação de escolas de arquitetura e totalmente reformulada em 1985 transformando-se em uma entidade de ensino, com novas características, muito mais democráticas permitindo a ampla participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da área de arquitetura e urbanismo.
Atuação
A ABEA vem trabalhando desde 1989 na implantação e consolidação de uma política nacional para o estabelecimento de perfis e padrões que assegurem a qualificação do profissional arquiteto e urbanista a altura dos desafios sociais, econômicos e políticos do Brasil, bem como das demandas resultantes da conjuntura internacional.
A entidade tem participado ativamente, junto ao Ministério de Educação – MEC, no processo de avaliação da qualidade do ensino superior do país contribuindo, de forma eficaz, na elaboração e aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Arquitetura e Urbanismo de acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e, inicialmente, em conjunto com a Comissão de Especialistas de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – CEAU/SESU/MEC.
Desde 1998 a ABEA integrou-se às outras entidades nacionais da área visando a construção de uma legislação própria da área de arquitetura e urbanismo participando do CBA – Colégio Brasileiro de Arquitetos e Urbanista que resultou na aprovação no Congresso Nacional e sanção presidencial da lei 12.378/2010 que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
A partir de 2003 a ABEA começou a participar do processo de organização das Conferências das Cidades e na Conferência Nacional realizada em outubro em Brasília foi indicada a compor o Conselho Nacional das Cidades.
Desde 1997 a ABEA participa com as demais entidades dos arquitetos e urbanistas (ABAP, ASBAP, FNA e IAB) nas discussões sobre a regulamentação profissional da área e da criação de seu conselho único no âmbito do CBA – Colégio Brasileiro de Arquitetos e Urbanistas. A luta das entidades pelo conselho próprio as levaram a contribuir e acompanhar nas diferentes versões dos projetos de lei sobre a conselho próprio que culminou com a Lei 12.378 de 31 de dezembro de 2010 que Regulamenta o exercício de Arquitetura e Urbanismo e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR.
Desde a instalação do CAU/BR a ABEA participa com as demais entidades da CEAU – Colegiado Permanente das Entidades dos Arquitetos e Urbanistas.
Anteriormente a ABEA integrava o CDEN-CONFEA (Colégio das Entidades Nacionais) e desde 2012 integra o CEAU-CAU (Colégio das Entidades Nacionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil procurando contribuir nas discussões das interfaces entre a educação e o exercício profissional junto com as demais colaterais (ABAP, AsBEA, FENEA, FNA e IAB).
Nos anos mais recentes a ABEA iniciou um processo de acompanhamento e aproximação com entidades
...