TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biossegurança Em Prestação De Serviços De Saúde Em Clínica De Estética

Por:   •  22/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.223 Palavras (25 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

Centro de Educação Superior de Brasília

Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília

Biomedicina

ALESSANDRA ALVES LEITE

BIOSSEGURANÇA EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM CLÍNICA DE ESTÉTICA.

Brasília, 2022


[pic 2]

Centro de Educação Superior de Brasília

Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília

Biomedicina

ALESSANDRA ALVES LEITE

BIOSSEGURANÇA EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA DE ESTETICA.

.

Projeto de pesquisa apresentado para a obtenção da aprovação do Projeto Integrador da Graduação em Biomedicina do Centro Universitário de Brasília - IESB.

Orientador: Profa.Dra. Cláudia Batista Siqueira Leite-IESB

Brasília, 2022


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

4

2. JUSTIFICATIVA

5

2.OBJETIVOS

2.1. OBJETIVOS GERAL

2.2.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS                                                                                               

5

6

7

3. . MATERIAS E MÉTODOS

10

4.  RESULTADOS                                                                                                  

11

5. DISCURSSÃO

11

6.CONCLUSÃO

Referências

ANEXO I

11

11

12

ANEXOII

14


1. INTRODUÇÃO

De acordo com as informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC (2017), cada vez mais as pessoas estão procura o mercado de beleza e o Brasil é o terceiro maior, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Japão.

Atualmente vivemos em uma sociedade de consumo, a beleza se tornou um produto, enquanto no passado era uma característica, hoje é reconhecida como instrumento de autoconfiança, com as inovações tecnológicas, a modernização, foram à estratégia para se construir uma imposição de um padrão de beleza, ou seja, a busca pela beleza (MARTINS, 2016).

Na mesma proporção que esse aumento cresce, há necessidade de adoção de procedimentos e regras, na área de biossegurança e gerenciamento nas estéticas para trazer segurança a todos (ZAMONER,2008). A biossegurança na estética é fator fundamental, uma vez que ela está intimamente ligada à prevenção de doenças na clínica, incluindo a segurança e integridade dos profissionais da área e dos pacientes, tanto o paciente quanto o profissional ficam expostos à patógenos causadores de doenças (ELBER, 2020).

No Brasil, com o crescimento de clínicas e profissionais autônomos, as ações preventivas acabam se tornando falhas, que acabam trazendo contaminações com os mais variados agentes patogênicos (PIATTI, 2018). A disseminação dos agentes patogênicos deixou de ser exclusiva no ambiente hospitalar, atingindo vários serviços de interesse à saúde, dentre eles os destaca a estética e beleza. O risco da transmissão microbiana agrava-se quando os profissionais desconhecem e não utilizam medidas de biossegurança (GARBACCIO; OLIVEIRA, 2013).

A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) desempenha papel de redução, eliminação e prevenção a riscos e danos à saúde. Sua ação se dá por meio do uso dos poderes normativo, de polícia e intervenções, ela tem o papel educar e orientar. Deve ser desenvolvida uma aproximação entre as clínicas e o agente sanitário. Sabemos que a resolução de um problema é um processo criativo e depende da interação entre os envolvidos. Na busca pela qualidade dos serviços e redução de riscos, vigilância e profissionais da saúde devem ser parceiros, porque muitas vezes, pela falta de conhecimento ao profissional da saúde em relação ao conteúdo das legislações e alcance das mesmas, eles acabam infringindo de forma negligente (BRASIL,2007). Diante do exposto e considerando que o objetivo dessa pesquisa é analisar a biossegurança em uma clínica de estética se está de acordo com Resolução-RDC Nº 63, de 25 de novembro de 2011.

2. JUSTIFICATIVA

 

Na atualidade é crescente a preocupação com processos de assepsia e esterilização específicos aos procedimentos estéticos oferecidos em clínicas de estéticas, e na maioria dos atendimentos o cliente desconhece estes processos e os riscos causados pelas infecções que possivelmente poderá incorrer nas diversas terapêuticas tanto no âmbito capilar, facial e corporal.

A falta de informações sobre biossegurança e sobre questões voltadas ao nas clínicas de estéticas oferece riscos para a saúde pública dos funcionários e clientes. Uma vez que o campo da estética vem crescendo e se expandindo de maneira muito rápida, o profissional dessa área deve estar ciente da existência de uma série de riscos referentes às atividades desta profissão. É muito importante que seja predominante a conduta ética por parte dos profissionais com relação ao conhecimento e aplicação de medidas de biossegurança, voltadas para a prevenção, minimização e eliminação de possíveis riscos físicos, químicos, biológicos, psicossociais e por contaminação de agentes microbianos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (290.7 Kb)   docx (331.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com