TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bíblia E O Seu Tempo

Ensaios: A Bíblia E O Seu Tempo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA

Curso: Bacharelado em Teologia

Turma: BT-07

Professor: Luís Henrique

Disciplina: Arqueologia Bíblica.

A BÍBLIA E O SEU TEMPO

ANÁLISE DOS MODERNOS ACHADOS ARQUELÓGICOS NA TERRA DE ISRAEL

Ivaldo Pinheiro de Almeida

BELÉM

Set/2008

FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA

Ivaldo Pinheiro de Almeida

A BÍBLIA E O SEU TEMPO

ANÁLISE DOS MODERNOS ACHADOS ARQUELÓGICOS NA TERRA DE ISRAEL

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação à disciplina Arqueologia Bíblica, do curso de Bacharel em Teologia, dirigida pelo profº. Luís Henrique.

BELÉM

Set/2008

A BÍBLIA E O SEU TEMPO

ANÁLISE DOS MODERNOS ACHADOS ARQUELÓGICOS NA TERRA DE ISRAEL

Ivaldo Pinheiro de Almeida*

A Bíblia Sagrada apesar das diferentes classificações acerca do seu cânon. Ao menos para os cristãos é tida como a única regra de fé e prática. Os acontecimentos como a chamada de Abraão, a conquista da terra prometida, o reinado de Davi, Salomão, segundo alguns comentaristas são acontecimentos que regem a obra essencial do mundo ocidental. É sobre ela que está fundamentada o judaísmo e consolidou as aspirações de um povo. Os acontecimentos acima descritos e muitos outros formam o que conhecemos por Antigo Testamento e sem o qual não se tem outra religião que sob os ensinamentos de Jesus, influenciou e influencia o mundo – o cristianismo.

Este livro sagrado, em particular o Antigo Testamento nunca cessou de sofrer ataques. Os ataques vêm de várias formas, mas, geralmente giram em torno de sua historicidade e na era hodierna através de dois arqueólogos: Israel Finkelstein e Neil Silberman, tudo o que serve de base para as aspirações do povo de Israel são postos em descrédito, uma vez que mediante escavações em sítios arqueológicos chegou-se a incerteza da migração dos patriarcas, a saída do Egito, e a conquista de Canaã. Para Finkelstein e Silberman, o relato acerca dos patriarcas, passando, a instituição do reinado são fictícios sem qualquer prova arqueológica, segundo estes pesquisadores, “o relato não passa de uma espécie de pré-história devota”. As novas informações acerca da inautenticidade do relato estão contidas no livro A Bíblia Descoberta (The Bible Unearthed). Os escritores afirmam que os textos bíblicos foram compilados na época do rei Josias de Judá, com o objetivo voltado às ambições territoriais e religiosos do Reino de Judá. Os acontecimentos do êxodo também seriam compilados, porém, não seriam fatos. Quanto aos patriarcas a afirmação de Finkelman e Silberman também é corroborada com outro renomado professor de arqueologia, judeu, ao declarar que: “Abraão nuca existiu, mas seus primos sim!” O referido professor prosseguiu afirmando que as histórias dos três patriarcas eram contos de campo e com o passar do tempo viraram “saga”.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com