A Consultoria Interna de RH
Por: Preciosa2009 • 3/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 449 Visualizações
1 – Explique a evolução e as tendências da consultoria.
2 – Defina consultoria organizacional.
a atividade que visa à investigação, identificação, estudo e solução de problemas gerais ou parciais, referente à estrutura, ao funcionamento e à administração de empresas e entidades privadas ou estatais.
3 – O que é consultoria interna de RH?
A consultoria interna de RH é um processo que exige que cada profissional, dentro de uma estrutura organizacional, atue de forma multidisciplinar, funcionando como elo entre o cliente interno e a direção de RH. Dentro desse processo, o consultor é um facilitador que efetuam diagnósticos, propõe soluções, sugere sugestões e críticas (O perfil do consultor interno). Em geral, o cargo é de nível técnico ou gestão são poucas as empresas que já utilizam a denominação consultor interno.
4 – Quais os motivos para a contratação de uma consultoria?
Existem 3 motivos:
- Necessidade de maior conhecimento
- A empresa nem sabe o que precisa;
- A empresa não tem conhecimento do que precisa;
- A empresa tem o conhecimento, mas não tem competência para usá-lo; e
- A empresa não sabe administrar a gestão do conhecimento;
- Falta de tempo
Trabalhos que os consultores deverão realizar, desempenhando atividades por determinado período de tempo, para que a empresa possa alcançar e/ou se igualar a outras em seu ambiente competitivo. Exemplo: no cumprimento de prazos para um dado resultado, ou quando é percebida falta de pessoal para determinada função.
- Política empresarial
A procura de um consultor é necessária porque a empresa está percebendo a existência de um problema que não está sendo tratado de forma adequada pelos processos organizacionais normais e/ou pelas pessoas envolvidas. O outro lado é quando a empresa está passando por um processo de mudanças, turbulência e muitas vezes com o desconhecido.
5 – Para que implementamos uma consultoria interna de RH numa empresa?
Para tornar cada gestor de linha num gestor dos seus colaboradores é a de proporcionar maior disponibilidade de ação ao consultor interno, para se dedicar as estratégias, à pesquisa e ao planejamento de novos produtos de RH, enquanto o gestor de linha está próximo do funcionário. A ideia é que, com o passar do tempo, o gestor saiba gerir seus funcionários e os consultores conheçam o negócio, por forma que cada um, dentro do seu papel, esteja cada vez mais apto a desenvolver e agregar valor à empresa.
6 – Quais os benefícios de uma consultoria interna de RH?
As empresas que optaram pela adoção de uma Consultoria Interna de RH, quando estruturam bem o processo, passam a contar com um profissional de RH descentralizado e esse, por sua vez, atua de maneira sistêmica, integrando ações estratégicas da organização com a base, facilitando o fluxo de informações. As vantagens são muitas, garantem os especialistas e os dirigentes organizacionais que convivem com consultorias internas de RH afirmam que com uma atuação descentralizada, a área de RH acaba antecipando as necessidades do cliente interno, pois tem a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia dos colaboradores.
7 – Explique o consultor generalista e o consultor especialista.
Caso o consultor que domine as técnicas de venda sob seus diferentes enfoques, ou que domine os métodos, as técnicas e as ferramentas para o estabelecimento de estratégias em uma organização e que sirva praticamente para todos os setores de atividade, poderá ser visto como um generalista.
Caso um consultor tenha como diferencial um aspecto específico, com intensidade e profundidade, ele se considera e é percebido pelo mercado como especialista.
8 – Quais os estágios da carreira de um consultor?
Consultor Júnior: Estágio inicial da carreira em consultoria.
Consultor Pleno: Estágio alcançado pelo profissional em pelo menos cinco anos de exercício pleno da função, conforme a prática geral de mercado, embora esse número não seja definitivo, muito menos oficial. Podem responder pela coordenação de uma equipe composta por consultores juniores e seniores, estes nos estágios iniciais do status profissional.
Consultor Sênior: Estágio a que chega um profissional da área quando alcança pelo menos 10 anos de trabalho na sua especialização. Geralmente, é o consultor líder de uma equipe composta por profissionais de consultoria.
Consultor Master: É o profissional de consultoria com larga experiência, geralmente acima dos 20 anos de trabalho, cuja maturidade, conhecimento (expertise) e currículo o autorizam a ser um formador de consultores.
9 – Quais os canais de divulgação do serviço de consultoria?
Um consultor não pode sair por ai oferecendo e vendendo seus serviços. O que ele pode e deve é tornar seu produto conhecido no mercado.
Técnicas mercadológicas:
*Folhetos explicativos dos serviços + mala direta + telemarketing + venda digital
*Palestras e conferencias
*Publicações
*Apresentação por clientes antigos
*Consolidação de marca própria
*Participação em associações diversas
*Aulas em faculdades
*Encontros Informais.
10 – Como lidar com a resistência a mudança no processo de implantação da consultoria.
Analisar a resistência à mudança sob a ótica individual é significar demais fatores, tais como: a personalidade dos indivíduos; as diferentes histórias pessoais e profissionais dentro e fora da organização; as diferenças de posições ocupadas e de oportunidades percebidas pelos indivíduos no contexto; os diferentes tempos com os quais cada um evolui no processo de reconstrução de suas identidades; e o momento pessoal, até mesmo as variações de estado de espírito, de um mesmo indivíduo. (SILVA; VERGARA, 2003).
...