A Contabilidade Trabalha Com números, Mas não é Uma Ciência Exata
Monografias: A Contabilidade Trabalha Com números, Mas não é Uma Ciência Exata. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JulioNilce • 16/3/2015 • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 717 Visualizações
A Contabilidade trabalha com números, mas não é uma Ciência Exata
A contabilidade por o fato do uso cotidiano de números isso se tornando uma rotina, no dia-a-dia do contador lidar com atividades e ações em que os cálculos numéricos são necessários.
A Contabilidade trabalha com números, mas não é uma Ciência Exata.
O uso dos números na contabilidade pode ser considerado uma rotina, pois estamos o tempo todo lidando com situações e atividades em que os cálculos numéricos são necessários.
No entanto, isso não é o suficiente para defini-la como uma ciência Exata, pois a Contabilidade possui objeto próprio; o Patrimônio das Entidades, e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, em nível qualitativo, além disso, os objetos de estudo e demonstração da Ciência Contábil, se alteram com o passar do tempo e pela própria ação da mão do homem, com valorizações, depreciações, e outras variações, o que a desqualifica como uma Ciência Exata.
A definição da Contabilidade como uma Ciência Social, alicerça-se na premissa de que a Contabilidade é uma ciência com plena fundamentação epistemológica. Por conseqüência, todas as demais classificações, método, conjunto de procedimentos, técnica, sistema, arte, para citarmos as mais correntes - referem-se a
Ciência Exata ou Social ?
É comum ouvirmos por aí afirmações do tipo: "Nossa você cursa Contabilidade! Você deve ser fera na Matemática, não é mesmo?".
Na verdade, essas afirmações decorrem de uma falta de conhecimento das pessoas em relação à essa ciência, até mesmo os vestibulandos têm dúvidas em relação a esse assunto. Por esses e outros motivos, tentaremos aqui explicar por que a Ciência Contábil não é uma ciência exata.
Ao contrário do que muitos pensam, a Ciência Contábil não é uma ciência exata. Ela faz parte da grande área das ciências sociais aplicadas e, juntamente com a Economia e a Administração, forma o grupo das ciências gerenciais, cujo o objeto é o patrimônio.
É uma ciência social porque trata de um patrimônio que envolve um conjunto de pessoas, dentro de uma sociedade, com implicações internas e externas dado que variações nesse patrimônio afeta de alguma forma o meio em que está inserido.
Além disso, tem seu desenvolvimento histórico relacionado com as mudanças na sociedade, nos meios de produção e distribuição da riqueza, mudanças estas que foram acompanhadas pela evolução das formas de conhecer os fenômenos a ela relacionados. Portanto sua evolução se dá ao mesmo tempo em que a sociedade evolui.
O envolvimento com números nada mais é do que uma ferramenta, um instrumento. A avaliação de um patrimõnio não é apenas uma mera soma. Ela envolve comportamento de bom senso e julgamento por causa das implicações de uma informação errada passada pelo profissional.
É uma ciência que cuida da área de finanças de empresas e instituições por meio de registros, informando sobre a gestão do patrimônio e dando subsídios para tomada de decisão acerca das diretrizes e dos rumos desejados.
Além de atuarem em empresas e outras instituições, os contadores, atuam inclusive em cooperativas agropecuárias e imobiliárias, po exemplo, estão presentes no mercado de capitais, como analistas financeiros. Existem, ainda, as especializações com grandes áreas em ascenção, como Auditorias, Contabilidade Internacional e Ambiental. Outra área em destaque é a de Responsabilidade Social. Atuam, também, em controladorias, no controle gerencial das entidades e realizando perícia contábil. A área pública, ao mesmo tempo, é um grande espaço para o profissional.
Contabilidade é, hoje, uma das áreas em que o desemprego é quase zero e não há preconceitos com relação à idade, por exemplo, no mercado de trabalho.
A formação do aluno inclui, base humanística, com disciplinas relacionadas com Administração, Economia, Direito, Sociologia, Filosofia. A base exata constitui outras disciplinas relacionadas com Matemática e estatística. Há também uma base Contábil, começando pela básica e indo até as áreas que podem, mais tarde, se tornarem instrumentos de especialização, como por exemplo, Auditoria, Perícia, Contabilidade Gerencial, Fiscal e Tributária.
É uma ciência
...