A Controladoria
Por: FelipeVargas • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 463 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
CONTROLADORIA
As organizações necessitam de uma estrutura para definir a sua sobrevivência, desse modo, as empresas necessitam de um setor que auxilia no processo decisório, neste contexto que entra em cena a controlaria, cuja finalidade é auxiliar e dar apoio os gestores com informações eficientes e eficazes.
Para Padoveze (2010, p.3), a controladoria pode ser:
´´[...] entendida como Ciência Contábil evoluída. Como em todas as ciências, há o alargamento do campo de abrangência da Contabilidade a faz ser mais bem representada semanticamente pela denominação de Controladoria. A Controladoria pode ser definida, então, como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da ciência contábil dentro da empresa. ``
A área de contabilidade é uma área diferente da controladoria, pois a controladoria é um órgão facilitador, auxiliando as demais áreas com informações, auxiliando nas mais diversas necessidades, facilitando desta forma a introduzir algum processo de estratégias, além de auxiliar nas de tomadas decisões, as empresas procuram apoio da área de controladoria na intenção de fortalecer sua organização, dessa forma a mesma estará mais organizada e competitiva.
Conforme Catelli (1999) controladoria é assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados.
Um dos objetivos e função da controladoria é assemelhar os resultados com o que foi projetado, é dar suporte à gestão de negócios e para que isso aconteça, é necessário total conhecimento de toda organização, dos objetivos determinados e de que maneira pretende almejá-los e através das informações é efetuado o Planejamento Estratégico, que auxiliará no controle da organização.
Para Nascimento e Reginato (2009, p. 2):
“´´[...] A área de controladoria tem a função de promover a eficácia das decisões, monitorando a execução dos objetivos estabelecidos, investigando e diagnosticando as razões para a ocorrência de eventuais desvios entre os resultados alcançados e os esperados, indicando as correções de rumo, quando necessárias, e, principalmente, suavizando para os gestores as imponderabilidades das variáveis econômicas, através do provimento de informações sobre operações passadas e presentes e de sua adequada comunicação, de forma a sustentar a integridade do processo decisório.”
CATELLI, Armando. Controladoria: uma abordagem de gestão econômica. São Paulo: Atlas, 1993.
PADOVESE, Clóvis Luis. Controladoria básica. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
PADOVESE, Clóvis Luis. Controladoria Estreatégica e Operacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
NASCIMENTO, A. M.; REGINATO, L. Contoladoria: um enfoque na eficácia organizacional. 2. ed. São Paulo. Atlas, 2009.
...