A Criação De Uma Loja Virtual
Por: Maryroliver • 22/11/2023 • Trabalho acadêmico • 895 Palavras (4 Páginas) • 45 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
MARINA DA SILVA RODRIGUES
TECNOLOGIA E E-COMERCE
Salvador/Ba
2022
CRIAÇÃO DE UMA LOJA VIRTUAL
Maria aparecida quer abrir o próprio negócio, para vender itens artesanais na internet. Para que seu negócio tome forma, o primeiro passo é ela saber quais públicos poderá alcançar. Seu público será de mulheres na faixa de idade de 18 aos mais ou menos, produtos artesanais são bem vistos aos olhos femininos, e com isso Maria aparecida já sabe qual publico irá alcançar. Outra coisa muito importante é o fato de que Maria irá vender seus produtos online, então ela deverá criar uma rede social no instagram, para poder divulgar seus produtos e assim atingir mais seu público-alvo. Nessa rede social ela pode criar a loja virtual, colocar fotos, vídeos de seus produtos, criar uma logo marca, colocar endereço, telefone e especificar que faz entrega para todo o Brasil, desta forma as pessoas podem se interessa em seus trabalhos, e disponibilizando entrega para todo Brasil as pessoas vão se interessar bem mais. Para isso dar certo Maria pode contratar uma pessoa ou uma empresa, para fazer o marketing de sua loja virtual. Como o nome da sua loja é “sala virtual de presentes”, esse nome deve ser colocado na sua rede social que divulga a loja virtual. A empresa que Maria contratar para fazer o marketing de sua loja, deverá criar também um site, para que fique mais fácil dos consumidores adquirir os seus produtos.
Existem modalidades de vendas que vão ajudar Maria aparecida, para que seu negócio der certo. Uma das modalidades é a técnica B2B, que é empresas que fazem negócios diretamente com outras empresas. Com isso Maria aparecida pode tentar fazer negócio com empresas que irão fornecer seus materiais de trabalho, como a madeira ecológica que é usada por ela para a fabricação de seus produtos. Ela deve fechar negócio com empresas que forneçam matérias para porta-retratos, por exemplo, vidraçaria que fazem o vidro para porta-retratos, com empresas que fazem espelhos, empresas que tenham a madeira ecológica e diversos outros matérias usados por Maria aparecida. Outra modalidade muito importante é o B2C, que é empresas que comercializam os seus serviços e produtos para o consumidor final, que é o que Maria irá fazer, vender seus produtos artesanais para o consumidor final. Vale ressaltar aqui a diferença entre a modalidade B2B e a B2C. A modalidade B2B, vende para outras companhias, tem maior volume de compras, tem ciclo de vendas mais longo. Exemplos: industrias e revendas. A modalidade B2C, vende para o consumidor final, tem menor volume de compras e os ciclos de vendas são mais curtos. Exemplos: supermercados e lojas de departamentos.
Uma das tecnologias que pode ser utilizadas para a criação da loja virtual de Maria aparecida é o Edge computing, o processamento de dados na borda e de forma distribuída é um dos maiores aliados da indústria de varejo. O edge resolve questões importantes do negócio, como agilidade na resposta ao cliente- já que analisa os dados localmente, eliminando grande parte da latência, e a segurança dos dados podem ser confinados nos racks colocados dentro das próprias lojas, sem ter a necessidade de serem migrados para uma nuvem terceirizadas. Outra tecnologia que pode ser usadas também é a Data analytics, seja oriundo de lojas físicas ou de plataformas online, um imenso big data é gerado a partir do emprego desses recursos tecnológicos, exigindo a adoção de softwares inteligentes para realizar a interação , consolidação, processamento e análise destes dados. È a partir disso, com a definição de métricas e a distinção de comportamentos, é possível capacitar o gestor da empresa a tomar decisões mais assertivas e qualificadas sobre o negócio. Uma outra etapa importante é o e-business, que é um sistema de informação que facilita as atividades de uma empresa no meio digital. As etapas para fazer uma estratégia e-business e definição dos objetivos da estratégia, que é recolher informações sobre o mercado de atuação, os seus concorrentes, clientes, parceiros e fornecedores. Maria aparecida deve saber os pontos fortes e fracos da concorrência, uma missão e visão de organização, possibilidade de globalizar negócios ou não. Ela deve ter uma implementação e aplicar na prática os planos detalhados para se alcançar os objetivos desejados. Deve ter também uma avaliação do desempenho do projeto, é nesse momento que deve identificar eventuais fracassos e entender o que pode ser melhorado.
...