TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura da Lingua Inglesa

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

INSTITUTO DE ECONÔMIA

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

DISCIPLINA: INGLÊS-CIVILIZAÇÃO DOS POVOS DE LÍNGUA INGLESA

PROFESSOR: RAFAEL MARCO

ACADÊMICA: ESTÉFANAS GALVÃO DA SILVA

NÚMERO DE MATRÍCULA: 11411RIT021

TURMA: 13°

A HISTÓRIA DA LÍNGUA INGLESA

A língua inglesa não surge simplesmente, ela tem uma história que abrange mais do que apenas os seus três principais períodos. As línguas faladas na Europa têm suas origens na Índia, por volta de seis mil anos antes de Cristo. Porém, após viajarem através dos oceanos e chegarem a terras europeias e se dividem e resultam no Celta na antiga Grã-Bretanha. O inglês foi trazido por tribos tinham apenas um dialeto e que não possuíam a forma da escrita, não deixando assim registros. Mas, sabe-se que o inglês possui antepassados que influíram significativamente para a construção do inglês que se conhece atualmente.

A história da língua inglesa é dividida em três períodos:

  • Inglês velho (ou anglo-saxão);
  • Inglês médio;
  • Inglês moderno.

INGLÊS VELHO (OU ANGLO-SAXÃO)

O então chamado Inglês velho (ou anglo-saxão) se inicia no século V, com a migração de algumas tribos germânicas do continente para a Grã-Bretanha. Porém, por volta do século X à gramática do inglês velho começa a ruir e se finda no final do século XI. Nesse período a influência o latim, do antigo nórdico e do francês anglo-normando tem um impacto importante sobre o léxico.

Curiosidade:

É possível encontrar semelhanças do inglês velho do que conhecemos hoje. Prova disso, é encontrada no "Homily on St. Gregory the Great", o qual conta a história do papa São Gregório que envia missionários para converter os anglo-saxões ao cristianismo. São Gregory depois de ver meninos anglo-saxões para venda como escravos em Roma, então pergunta-lhes: qual poderia ser o nome do povo de onde vieram? Foi-lhe respondido então que foram nomeados “angles”. Então ele disse: "Corretamente eles são chamados “angles” porque eles têm a beleza dos anjos, e deveriam ser companheiros dos anjos no céu”.

INGLÊS MÉDIO

Por sua vez, o inglês médio se estende do século XII ao século XV, e com o passar do tempo, com a influência do francês e do latim no léxico, ocorrem mudanças nos sistemas fonológico e gramatical da língua. Em geral, a ordem das palavras é agora muito próxima à do nosso tempo.

INGLÊS MODERNO

Por fim, o inglês moderno se inicia no século XVI e continua até os dias de hoje. Nesse último período, a revolução na fonologia da língua inglesa que havia tido início no final do período médio é finalizada no inglês moderno. Já a ortografia passou a ter contato com outras culturas ao redor do mundo e dialetos distintos do inglês, a Grã-Bretanha, por sua vez colonizou diversas regiões que contribuíram significativamente para o estoque de palavras inglesas.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E LINGUAGEM?

Sob um panorama mais amplo, fazendo uma breve ligação entre a unidade estudada sobre cultura e o atual estudo da língua inglesa, é possível perceber como uma influencia a outra. De um lado a língua está ligada diretamente a cultura, sendo um composto, uma parte de sua estrutura. De outro, a cultura influi significativamente na construção de uma língua (no caso especifico o inglês), e sua evolução depende inteiramente da cultura em que se está inserida e do contato desta com outras, resumidamente ela é influenciada pelo ambiente e cultura, em que se desenvolve. Ambas estão estritamente ligadas, pois são fruto da evolução e das mudanças ocorridas ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com